
Porto Velho, RO - O governador Marcos Rocha (União Brasil) assinou, em 13 de outubro de 2025, uma série de decretos com nomeações e exonerações de servidores em cargos de direção superior (CDS) em diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado de Rondônia. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Estado, edição nº 195, de 14 de outubro de 2025, e envolvem áreas como Finanças, Planejamento, Saúde, Justiça, Polícia Civil, Polícia Militar, SEAS, DER e Casa Civil.
Na Secretaria de Finanças (SEFIN), foi nomeado Igor Italvino Bruschi para o cargo de Chefe de Núcleo VIII (CDS-08), com efeito retroativo a 22 de setembro de 2025. A servidora Hadla Morais Mota deixou o cargo de Assessora VI (CDS-06) e passou a ocupar o de Assessora VIII (CDS-08), a partir de 1º de outubro.
Na Secretaria de Justiça (SEJUS), Alejandro Gabriel Lemos de Araújo foi nomeado para o cargo de Assessor II (CDS-02), e Anderson Menezes Martins passou a ocupar o cargo de Assessor III (CDS-03), com início em 1º de outubro.
Na Superintendência Estadual de Compras e Licitações (SUPEL), ocorreram trocas de cargos entre Márcia Carvalho Guedes e Geovanna Pinheiro Alves. Márcia deixou a função de Coordenadora do Sistema de Registro de Preços (CDS-09) para assumir o cargo de Assessora VI (CDS-06), enquanto Geovanna assumiu a coordenação do Sistema de Registro de Preços (CDS-09).
Na Polícia Civil, Boorton Mendonça Postigo foi nomeado Chefe de SEVIC (CDS-01), e Elizangela Matias de Souza assumiu o cargo de Assessora I (CDS-01). Foram exonerados Mauro Marcelo de Sousa Ramalho, Elinaldo de Oliveira Bonfim e Laís de Freitas Pimenta.
Na Polícia Militar, o major PM Carlos Eduardo Leite Oliveira foi nomeado para o cargo de Assessor V (CDS-05), e o major PM Juliano Pereira de Miranda assumiu como Assessor I (CDS-01). O subtenente PM Geraldo Grangeiro Pereira foi exonerado do cargo de Comandante de Grupamento Destacado (CDS-01).
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) foi a que apresentou o maior número de mudanças. Houve substituições em série, com a nomeação de Vanderleni da Silva Lemos, Eliete Lima Lobato, Patrícia Negreiros Monteiro, Luiz Eduardo Nunes da Silva, Ryan Barros de Moraes, Eliane Rocha Monteiro, Tássia dos Santos Santiago, Ana Paula de Oliveira, Uelerson Oliveira da Silva, Natan Oliveira da Costa, Carlos Eduardo Carvalho do Viso, Vanglessa Sthefanie Medeiro de Araújo, João Pablo Claudino Lima, Camila Lima Santos e Fagner Linhares de Jesus, em cargos que variam entre CDS-03 e CDS-13.
No Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), houve exonerações e novas nomeações em cargos técnicos e de chefia. Entre os nomes estão Edvan Oliveira de Souza, Amanda Gabriella Moraes Matos, Déborah Pimentel Costa, Jesse Elias Vieira Campos, Ítalo Fonseca Marques, Renan Jonas Garcia Duarte e Jiovana Mendes, com funções ligadas a engenharia, gestão de pessoas e produtividade.
Na Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), Querem Hapuque Neves Cavalcante foi exonerada do cargo de Assessora II (CDS-02), sendo nomeada para a mesma função Jéssica Vasconcelos Prihl. Também foi nomeado Lucivaldo Nascimento da Conceição como Assessor I (CDS-01), e tornou-se sem efeito o decreto que nomeava Marcos Antônio Ferreira Pinheiro.
Outras mudanças ocorreram em diferentes pastas. Na Secretaria Especial de Integração de Rondônia em Brasília, Alex Wendel Schonhardt Nunes e Ana Beathriz Leão Campelo foram exonerados e renomeados em cargos de assessoramento com novos símbolos CDS. Na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, foram nomeados Damares Lelis Nascimento, Erislady Pinho Faller e Luís Yoshiaki Kubota.
Na Casa Civil, Apoliana Lucena de Menezes Saraiva assumiu o cargo de Assessora II (CDS-02), após a exoneração de Jucicleia Bezerra da Silva. Na Educação, houve retificação do decreto referente à nomeação de Caroline Mendes Cunha, alterando a data de início do exercício do cargo.
Ao todo, foram registradas 34 nomeações, 22 exonerações e uma retificação. As medidas fazem parte de um processo de reestruturação administrativa conduzido pelo governador Marcos Rocha, com o objetivo de otimizar a gestão pública e ajustar as equipes às novas diretrizes do governo estadual.
Fonte: Diário Oficial do Estado de Rondônia, edição nº 195, de 14 de outubro de 2025. Autenticidade: https://ppe.sistemas.ro.gov.br/Diof/Pdf/28441


0 Comentários