Município tem priorizado mães em projetos que fomentam empreendedorismo no município

Porto Velho, RO - Celebrada sempre na terceira semana do mês de maio, a “Semana da Mãe atípica”, instituída por lei estadual, busca reconhecer o papel de mães que possuem filhos com alguma deficiência ou síndrome rara. No município, as comemorações são lideradas pelo Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres (DPPM), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf),

Na prática, a pasta lembra que a rotina de uma mãe típica já é conhecida pela sobrecarga de dupla jornada, situação ainda mais exaustiva para uma mãe que cuida de um filho com deficiência, tarefa que demanda uma atenção maior.

Devido à necessidade de atenção em tempo integral, o cenário mostra que a maioria dessas mães não conseguem trabalhar fora de casa, o que faz com elas e seus filhos dependam somente de tratamentos oferecidos por serviços gratuitos, para o qual necessitam enfrentar um grande processo burocrático e filas de espera.



Semana da Mãe Atípica deve servir para incentivar a promoção de políticas públicas de proteção às mães atípicasA diretora do DPPM, Gina Brito, explica que em todos os projetos levados pelo departamento, seja de empreendedorismo ou geração de renda, tem se dado todo o apoio para o engajamento e a participação das mães atípicas.

“Sabemos que as mães atípicas, pela sua rotina e pela sua falta de tempo, necessitam de um apoio e de uma atenção especial. Procuramos fazer isso com todo empenho e carinho”, diz a diretora.

A diretora da DPPM ressaltou a importância da Semana da Mãe Atípica que deve servir para, de forma mais incisiva, incentivar a promoção de políticas públicas de proteção às mães atípicas; fomentar encontros, seminários, conferências e fóruns de debates com temas de relevância social tendo como foco central a maternidade atípica; incentivar a realização de concursos, oficinas temáticas, cursos e afins que promovam a mãe; e outras iniciativas que visem à promoção e valorização da mãe atípica na sociedade.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)