Participam cerca de 175 crianças e adolescentes nas modalidades de tênis de mesa, futsal e atletismo

Porto Velho, RO - Com o objetivo de incentivar a prática esportiva às crianças e adolescentes com e sem deficiência, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, promove em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB, a 5ª edição do Festival Paraolímpico, em Porto Velho, com ações da Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar. A edição de 2023 ocorre no sábado (20 de maio); e 23 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Cláudio Coutinho, das 8h às 12h.

Segundo o técnico da Gerência de Esporte Escolar da Seduc, Gustavo Margonar, que coordena o evento, cerca de 175 crianças e adolescentes; nas modalidades de tênis de mesa, futsal e atletismo estarão competindo.

“Participarão estudantes das escolas CEM, a Associação Pestalozzi de Porto Velho e as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Daniel Nery e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Flora Calheiros. Na abertura do evento haverá apresentação de danças dos alunos da Pestalozzi e de taekwondo paraolímpico.

De acordo com a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o Festival reúne crianças deficientes e não deficientes, com idade entre 8 e 18 anos, praticantes ou não de esportes paraolímpicos. “Os participantes podem ser vinculados ou não a clubes e associações, e centro de reabilitações espalhados pelas cinco regiões geográficas do Brasil”, considerou.

O Festival reúne crianças deficientes e não deficientes

Ana Lúcia destacou ainda que, no mês de setembro, o Festival visa celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico, comemorados no mês; além de promover a prática esportiva para essas crianças e conscientizar a todos sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

Para o governador Marcos Rocha, estes investimentos elevam o índice educacional e promovem a participação dos estudantes das redes públicas. “O Governo de Rondônia tem investido em políticas socioeducacionais. O resultado desse investimento está o alto número de estudantes-atletas campeões em modalidades paraolímpicas”, disse.

CRONOGRAMA DO FESTIVAL

Sábado – 20 de maio:

8h – Abertura, apresentação de dança da Associação Pestalozzi de Porto Velho e apresentação de Taekwondo paraolímpico da associação;

8h30 – Concentração, distribuição de camisetas e divisão dos participantes em quatro grupos por atividades, de acordo com as modalidades propostas;

9h às 11h45 – Início das atividades lúdicas em forma de rodízio nas modalidades de tênis de mesa, futsal, atletismo e bocha;

12h – Apresentação de um vídeo de incentivo com atletas paraolímpicos da Seleção Brasileira, distribuição de lanches e encerramento.


Fonte: Secom - Governo de Rondônia