Cinco praças de alimentação no Centro Tecnológico Vandeci Rack, com variedades de pratos para servir às centenas de visitantes

Porto Velho, RO - A organização da 10ª Rondônia Rural Show Internacional anunciou a disponibilidade de cinco praças de alimentação no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, com variedades de pratos para servir às centenas de visitantes durante os seis dias da Feira.

A Praça 1 (Comida Brasileira) apresentará cardápio tradicional com arroz, feijão, carne, frango, salada e suco; a Praça 2 (Carnes de Rondônia) oferecerá cortes Ancho, costela defumada e sanduíche Pulled Pork; a Praça 3 (Tambaqui de Rondônia) terá banda do pescado assado todos os dias; a Praça 4 (Food Truck) terá lanches e fast food; e a Praça 5 (Boi no Rolete) permitirá a degustação da iguaria assada inteira.

A coordenação da Feira anunciou a vinda do chef Helvécio Maciel, formado pelo Instituto de Educação Superior de Brasília, que é especializado em pratos à base de Tambaqui, Pirarucu e outros peixes exóticos, além de jacaré. Ele ministrará cursos e apresentará receitas aos expectadores.

O MELHOR PEIXE

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, organiza o evento, e o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, explicou que, o chefe está incumbido de preparar vários pratos com os peixes amazônicos. “Sem dúvida, o Tambaqui pede passagem e é de fato a maior estrela de nossa produção em Rondônia, por isso será destaque nos pratos apresentados pelo chefe”, apontou.

Chef Helvécio Maciel é formado pelo Instituto de Educação Superior em Brasília

O governador Marcos Rocha enfatiza o trabalho realizado para incentivar o consumo do Tambaqui.

“Nós incentivamos o consumo do Tambaqui através desses festivais em Brasília, em várias cidades de Rondônia e até no exterior. O resultado é traduzido nos números da exportação do peixe rondoniense”, declarou.

O Tambaqui, que faturou US$ 2,8 bilhões em exportações para os Estados Unidos, Peru e Bolívia entre 2019 e 2021, será a estrela desta edição da Rondônia Rural Show Internacional. Ao longo dos anos, graças aos festivais promovidos pelo Governo, através da Seagri, o peixe foi reconhecido, vencendo festivais gastronômicos no exterior.

EXPANSÃO

Em 2019, o Governo de Rondônia promoveu o I Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, na Esplanada dos Ministérios; em 2020, o Festival chegou a 10 municípios e até Nova York; 2021 e 2022, alcançou mais de 58 cidades pelo Brasil.

O prêmio mais famoso do Tambaqui foi a costelinha vencedora da Internacional Seafood Expo North America, maior Feira de pescados da América do Norte, que acontece em Boston, EUA. Levou o prêmio de Melhor Novo Produto de Foodservice.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia