Em sua propriedade, Alessandra Inácio, junto a seu esposo, José Carlos, realizam o trabalho em família no cultivo do café

Porto Velho, RO - Mulheres que além de mãe, desempenham papéis importantes na sociedade, sendo destaque em diversos segmentos, na agricultura existem mães que juntamente à família, cuidam de lavouras de diferentes frutos e tem obtido excelentes posições em concursos de qualidade.

É o caso da cafeicultora Alessandra Inácio Lopes Frez, do município de Novo Horizonte do Oeste, localizado na região da Zona da Mata (RO), que é esposa de José Carlos Frez e mãe de três filhos, Kayky Lopes, Ketulin Regina e Ester Vitória, e divide sua rotina diária, entre cuidar de sua família e trabalhar na lavoura de café em sua propriedade.

A produtora de cafés especiais relata que, desde cedo, juntamente com seu pai, aprendeu a trabalhar no manuseio do café e em outros cultivos. “O que em toda a vida me chamou a atenção, foi a questão dos cafés e quando cheguei em Rondônia, resolvi mexer com isso.

Foi uma história que para mim, fica marcante, é a união familiar. Trabalhava com meu filho mais velho na roça e hoje, a gente trabalha em família, junto a meu esposo, José Carlos e outros filhos na agricultura familiar”, comentou.


A cafeicultora compartilha sobre sua rotina diária dos trabalhos realizados com o café e o processo de preparação

Alessandra Inácio é proprietária do Sítio Santo Antônio, onde produz café e desde 2020 começou a participar de concursos de qualidade de destaque nacional e em Rondônia, onde obteve boas pontuações e colocações, com incentivos do Governo do Estado.

“Em 2021, nos preparamos para participar da Semana Internacional do Café – SIC, no concurso “Coffee of the Year”, na categoria Fermentação Induzida e ficamos com o 2º melhor café do Brasil. Aqui em Rondônia, participamos da 6ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, obtendo a 6ª colocação, com 84,5 pontos. Para participarmos destes concursos, utilizamos o grão robusta”, descreveu a produtora.

Histórias como a de Alessandra Inácio, que divide o papel de mãe e agricultora, serve de inspiração para outras mães. O governador de Rondônia, Marcos Rocha parabenizou todas as mães do Estado, que tem sido peças essenciais em inúmeras atividades, inclusive na agricultura.

“Nesta gestão, as mulheres, sobretudo as mães, têm oportunidades de desempenharem cargos importantes, sendo protagonistas, que cuidam, ensinam e protegem. Alcançamos inúmeras mães por meio de projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado, para promover o bem-estar social no campo e na cidade”, declarou.

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Luiz Paulo ressaltou que, o Governo de Rondônia tem realizado diversas ações em prol das mulheres na agricultura familiar no Estado. “Ao longo da gestão, muitas foram beneficiadas pelos programas de incentivo à agroindústria familiar, como o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos – PAA, programa Plante Mais, com distribuição de mudas de café, cacau e muitas outras ações”, pontuou.

AGRICULTURA FAMILIAR

A agricultura familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira. No Sítio Santo Antônio, o trabalho é feito de forma artesanal.

Com relação a trabalhar em família, Alessandra Inácio conta que é gratificante ter a participação do esposo e de seus filhos. “Mesmo a gente trabalhando juntos na lavoura, é uma oportunidade para nos divertirmos também.

Temos os momentos em que rimos, choramos, mas sempre, cuidando um do outro e dando o nosso melhor todos os dias, fazendo aquilo que amamos, com quem amamos, para que o restante simplesmente aconteça”, finalizou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia