GOA transporta criança com cardiopatia congênita para tratamento em São Paulo

Porto Velho, RO - O Grupamento de Operações Aéreas – GOA atua em apoio com a Secretaria Estadual de Saúde – Sesau, conforme termo de cooperação desde 2019, e vem realizando diversos resgates, por meio do transporte aeromédico no Estado de Rondônia. O GOA é uma unidade subordinada ao Comando de Operações Aéreas – COA do Bombeiro Militar de Rondônia.

EFETIVO

Com um efetivo de 20 bombeiros militares lotado no COA/GOA, estes exercem funções essenciais, tanto na gestão da unidade aérea pública quanto na execução dos serviços operacionais (pilotos, operadores operacionais e de suporte médico e mecânicos de aeronaves).

A unidade conta com quatro aeronaves, sendo três aviões que comportam até onze pessoas, e um helicóptero, para cinco pessoas. O COA é comandado pelo piloto tenente-coronel, Andrade Junior e o GOA pelo piloto capitão BM Márcio.

PARCERIA COM A SESAU

De acordo com o diretor de comunicação, o piloto capitão BM Geanderson Maia, o objetivo desta integração é resgatar pacientes em estado grave e com rapidez, proporcionando o aumento das chances de salvar vidas. O transporte aeromédico consiste no resgate ou remoção de doentes graves, em locais onde as ambulâncias tradicionais, não conseguem facilmente ou de forma rápida, o resgate.

O Governo de Rondônia tem destinado recursos humanos e financeiros para que o Corpo de Bombeiro continue crescendo, e assim, poder prestar o melhor serviço à população do Estado de Rondônia. O governador Marcos Rocha destaca a importância desses investimento. “As aeronaves devem receber manutenção constante para estarem disponíveis à população, seja para combater o crime ou transportar pacientes em estado crítico e que precisam ser transferidos, com urgência”, acrescentou.

TREINAMENTOS

Além do treinamento comum a todos os bombeiros militares, existem cursos específicos no segmento aéreo, como exemplo: Operador do Suporte Médico (exclusivo para profissionais de saúde); Operadores Aerotáticos e instrução aeromédica, matéria existente na grade curricular do curso de piloto comercial.

Os cursos de Operadores Aerotáticos são exclusivos aos profissionais de Segurança Pública. Para a formação, o aluno tem de demonstrar elevada aptidão física, intelectual e psicológica.

Órgãos são transportados pelo serviço aeromédico do Bombeiro Militar de Rondônia

As missões de transporte de pacientes e de captação de órgãos são muito comuns, o GOA é referência nacional nestes atendimentos, cita-se como exemplo missões recentes:

AÇÕES MÉDICAS

No dia 1° de maio de 2023 , foi realizado o transporte aeromédico em prol de uma criança de apenas 75 dias de vida, diagnosticada com cardiopatia congênita, o que ocasionou sua transferência do Hospital de Base em Porto Velho para tratamento especializado em São José Do Rio Preto, interior de São Paulo.

O Grupamento de Operações Aéreas foi acionado para realizar uma viagem à cidade de Cacoal/RO, no dia 30 de abril de 2023, para transportar uma equipe de enfermeiras especialistas em cirurgia de captação de órgãos. A viagem consistiu em levá-las e aguardar até o término da cirurgia, retornando com a equipe após o sucesso da operação.

Os transportes aeromédicos interestaduais demandam todo um planejamento das equipes de saúde dos hospitais, das unidades de saúde estadual e interestadual (condução do paciente até o embarque na aeronave no aeroporto – recepção do paciente no aeroporto e condução até a unidade de saúde de destino) e da tripulação Bombeiro Militar.

O deslocamento só ocorre após a confirmação de leito específico para o paciente, bem como a disposição de uma ambulância para condução do paciente na cidade de destino, juntamente à equipe médica responsável pelo paciente.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia