Durante a live, o tema acessibilidade linguística será discutido pela ótica das pessoas surdas

Porto Velho, RO - Com o objetivo de dar visibilidade à língua da comunidade surda sinalizante, e à sua busca pela equidade linguística, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realiza nesta sexta-feira (28), às 14h30, via canal da Mediação Tecnológica, a live “21 anos da Lei de Libras: avanços e perspectivas”. Durante a live, o tema acessibilidade linguística será discutido pela ótica das pessoas surdas, nas esferas sociais e educacionais, a partir da oficialização da Língua Brasileira de Sinais – Libras, em 2002.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca os investimentos que estão sendo feitos para melhor acessibilidade a todos que têm deficiência auditiva. “A Lei 10.436, que oficializou a Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio legal de comunicação e expressão de pessoas surdas no Brasil, é de extrema relevância, tendo em vista que as ações do Governo do Estado, aliadas à esta Lei, estão promovendo a inclusão e trazendo acessibilidade a estas pessoas”.

O evento contará com a participação dos professores e tradutores/intérpretes de Libras Aldelina Rabelo, João Vitor, Sâmio Costa e Reijano da Silva. A coordenadora da Mediação Tecnológica, Dani Brasil ressalta, “o professor Reijano, em especial, é surdo.

Fizemos esse convite pois o mesmo acompanhou de perto todo o período de transição. Ele sabe sobre o cenário antes e depois da criação da Lei, em Rondônia”, afirmou.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia