Kuleba comenta decisão da Academia de rejeitar discurso do presidente ucraniano e cita possível premiação de 'Nada de Novo no Front'. Foto: wikimedia commons

Porto Velho, RO - O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, criticou o fato de o presidente Volodymyr Zelensky não poder discursar na 95ª edição do Oscar, na noite deste domingo (12).

Kuleba citou a nomeação de “Nada de Novo no Front”, filme alemão da Netflix dirigido por Edward Berger que trata da Primeira Guerra Mundial.

“Acho que se Nada de Novo no Front receber um Oscar de melhor filme estrangeiro enquanto o presidente Zelensky — que está lutando e comandando o país na maior guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial — não tem permissão para discursar, não se pode encontrar um melhor exemplo da hipocrisia de executivos e produtores da indústria cinematográfica”, disse em entrevista ao jornal alemão Bild.

O ministro destacou que não critica a qualidade do filme, mas sim a “hipocrisia” sobre o tema.

“Só estou dizendo… quando você está prestes a premiar um filme sobre a guerra e não percebe que, enquanto está bebendo champanhe e usando belos vestidos e diamantes, uma outra pessoa não quer saber de uma guerra de verdade, acontecendo aqui e agora, então algo está errado.”

Pelo segundo ano consecutivo, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas rejeitou o pedido de Zelensky para aparecer em vídeo durante a cerimônia do Oscar. No ano passado, o presidente ucraniano havia feito o mesmo pedido e também foi negado. .

Fonte: O Antagonista