Saiba tudo sobre a troca de óleo dos carros Renault

O óleo é um dos itens fundamentais para o bom funcionamento de um carro Renault, afinal, ele é responsável pelo processo de lubrificação do motor, o que evita o atrito entre as peças e o desgaste das mesmas. Por essa razão, é fundamental realizar a troca de óleo em seu SUV da Renault ou em qualquer outro modelo da montadora.

Descubra, a seguir, qual é a importância da troca de óleo para o seu carro, como ela deve ser realizada e quem deve fazer esse serviço. 

A importância de realizar a troca de óleo nos carros Renault

Como dito anteriormente, o óleo é importante para que a lubrificação do motor aconteça e assim garantir que as peças tenham a vida útil prolongada. Além disso, esse produto também é responsável por controlar o calor que é gerado pelo motor e evitar que esse calor passe para os outros sistemas do veículo.

Então, esse serviço é fundamental para que as peças não desgastem rapidamente e para que os demais sistemas funcionem corretamente sem nenhuma alteração por conta do calor proveniente do motor do carro.

Como saber se está no momento de trocar o óleo do carro?

Sabendo da importância da troca de óleo, é fundamental saber identificar qual é o momento certo para realizar esse serviço no seu Renault Kiger. Para isso, algumas questões devem ser analisadas, são elas:  

Quilometragem do carro

O primeiro indicador da troca de óleo é a quilometragem do veículo, o ideal é que o produto seja trocado entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, porém é importante verificar o que é pedido em cada um dos modelos de carro da Renault. 

Viscosidade do lubrificante

Analisar a viscosidade do lubrificante irá indicar se é necessário ou não realizar a troca do óleo. Caso tenha algum tipo de sujeira, é a hora de realizar a troca, se estiver tudo limpo, pode seguir com o mesmo óleo.

Nível do óleo

Para verificar o nível do óleo basta usar a vareta de medição, se o óleo estiver entre os dois riscos (mínimo e máximo) não é necessário realizar a troca. Porém, se a medição apresentar resultados diferentes é preciso que o serviço seja feito.

Quem pode realizar a troca de óleo e como ela é feita?

O ideal é que a troca de óleo seja realizada por um profissional experiente, um mecânico de confiança ou diretamente na concessionária onde o seu Renault foi comprado.

Afinal esse serviço é composto por algumas etapas que exigem conhecimento máximo do assunto, são elas:

     Retirar a vareta de medição;

     Substituir o filtro de óleo;

     Colocar o óleo novo.

Então, antes de realizar a troca de óleo do seu veículo busque no Portal de Carros qual a maneira mais segura de realizar esse serviço.