Qual a diferença entre gasolina aditivada e a comum?

A gasolina é um dos combustíveis mais usados em diferentes tipos de carros. Isso acontece porque, esse fluido tem uma alta capacidade de produzir calor e de se misturar com o ar, sendo fundamental para o funcionamento de qualquer veículo.

No momento em que vamos abastecer nosso carro, nos deparamos com dois tipos de gasolinas, a comum e aditivada, e isso pode gerar uma grande dúvida dos usuários.

Pensando nisso, iremos explicar quais são as principais diferenças entre essas variações. Confira:

Gasolina comum

A gasolina comum é aquela que, segundo o Instituto Combustível Legal e pela lei, apresenta octanagem mínima de 87 octanas e 27% de mistura de etanol. Essa opção de combustível é a mais usada nos postos de gasolina encontrados pela cidade e consequentemente pelos donos de carros.

Gasolina aditivada

Diferente do que muitos pensam, a gasolina aditivada apresenta a mesma octanagem da comum e por isso não altera em nada o desempenho do veículo, então se está pensando em trocar de combustível para maior desempenho, siga essa valiosa dica de carro e opte pela opção premium, que possui um nível de octanagem maior do que essas duas versões. 

A principal diferença entre as duas gasolinas são os componentes que podem trazer benefícios ao veículo, são eles:

     Detergentes (impede que sujeiras grudem nas peças);

     Dispersantes (evita o agrupamento de sujeiras que podem entupir o mecanismo);

     Lubrificantes (diminui o atrito entre as peças);

     Inibidores de corrosão (evita a oxidação dos componentes).

Pode misturar as duas gasolinas?

Essa mistura pode ser feita sem problema algum, porém não é recomendada por nenhuma pessoa com experiência no mercado automotivo. Abastecer seu carro com os dois tipos de gasolina não causará nenhuma consequência grave, porém os aditivos presentes na opção aditivada serão diluídos pela gasolina comum e os benefícios que esse combustível promete não serão conquistados.

Por essa razão, é fundamental que no momento de colocar combustível em seu carro opte por uma ou outra, lembrando que o desempenho do veículo não mudará independentemente da escolha feita.

Se você busca por um combustível que possa alterar o desempenho do carro, procure mais sobre a gasolina premium no Portal de carros!