Mais de 80 servidores que atuam em diferentes setores da UPA Leste participaram

Porto Velho, RO - Mais de 80 servidores que atuam em diferentes setores da UPA Leste participaram da campanha de vacinação Meningo C, ocorrida na última semana na própria unidade. A ação foi executada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP).

A vacina Meningo C ajuda a proteger contra o tipo C da doença meningocócica, que pode evoluir para meningite e outras doenças graves causadas pelas bactérias meningocócicas. De acordo com a presidente da CIPA da UPA Leste, Indiara Marinho, “a vacina é uma das principais medidas de prevenção à doença e suas complicações. Com ela a gente cuida da nossa saúde e dos que estão à nossa volta. É um ato de amor próprio e também ao próximo”.

Investir em capacitação e no bem-estar do trabalhador da saúde tem sido uma preocupação constante da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Através da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP) são realizados cursos, oficinas, palestras, capacitações e outras atividades que preparam o servidor para o dia a dia no ambiente de trabalho, mas que também tornam a rotina menos desgastante.
Segundo a coordenadora do NEP da UPA Leste, Cristiane Delgado, em 2022 foram realizadas diversas atividades de educação permanente e em saúde para os profissionais daquela unidade.

“Um trabalho que foi possível devido ao empenho conjunto dos departamentos da Semusa, além das nossas gerências de enfermagem, médica e administrativa que sempre conscientizam os profissionais sobre a importância da participação nas atividades propostas”, explica a coordenadora.

Cristilane Delgado explica que o NEP realiza um levantamento prévio das necessidades dos servidores e que o cronograma das atividades é feito em cima dos temas mais solicitados e urgentes. “Esse ano realizamos mais de cinquenta ações e já estamos trabalhando no cronograma do próximo ano”.

Entre as atividades executadas estão Oficina Cálculo e Diluição de Medicamentos; Manuseio das Bombas de Infusão; Ventilação Mecânica e Oxigenoterapia; Atualização em rotinas e procedimentos em CME; Conduta em Sala Vermelha; Varíola dos Macacos; Parada Cardiorrespiratória; Hepatites Virais; Desvendando o Código de Ética; Intercorrências Psiquiátricas; Suporte Avançado em Pediatria; entre outras.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)