O prefeito acompanhou os jornalistas durante visita à Madeira Mamoré

Porto Velho, RO - O município de Porto Velho vem se transformando a cada dia, através do olhar inovador e empenho da atual gestão. Entre os setores que mais receberam investimento e foi destaque em 2022, está o setor de turismo. Por este feito, a capital será capa da renomada revista Qual Viagem, em janeiro do próximo ano.

"É uma revista de renome nacional que enviou até a nossa cidade dois jornalistas que contarão um pouco do nosso turismo, da história, da nossa gastronomia, e é importante termos esse olhar de quem já percorreu muitos lugares, desde Punta Cana a Dubai. Agora nossa capital vem como capa dessa revista que trará 16 páginas do que temos de melhor. É muito conteúdo e é maravilhoso mostrar o que tem de melhor na nossa cidade para o mundo", conta a titular da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra.

Foi em setembro deste ano que a Semdestur representou a capital rondoniense na Abav Expo 2022, o maior evento do setor do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Lá, Porto Velho participou com estande próprio e desenvolveu uma campanha promocional das suas principais rotas turísticas, além de apresentar a culinária e cultura nortista.

O evento fez com que os olhares dos maiores especialistas de turismo do país se voltassem para Porto Velho. Entre os especialistas, o jornalista Cláudio Oliva, editor da revista Qual Viagem, um dos principais periódicos do ramo no Brasil, e o fotógrafo Márcio Turco, visitaram a capital após se encantarem pelo que foi apresentado no estande na Abav Expo 2022. Durante a visita à capital, os jornalistas afirmaram que Porto Velho será capa da edição de janeiro da revista.

"Foi uma surpresa chegar numa capital e em poucos minutos de caminhada me deparar com o balé dos botos, tucunarés, o rio mais piscoso do mundo e um pôr do sol vibrante. Eu estive aqui há 13 anos e vejo nitidamente o quanto a cidade mudou. A administração está no caminho certo, a equipe de turismo é altamente competente e está mudando o visual da cidade. Todos os aspectos culturais e históricos, sem os porto-velhenses não têm o mesmo brilho. Estamos saindo daqui com o coração transbordando de coisas novas para falar para o leitor", falou o jornalista Cláudio Oliva.

Outro passeio foi até a praça das Três Caixas D'água

A visita dos jornalistas durou cinco dias, sendo quatro de passeios aos principais potenciais turísticos da cidade. A primeira parada foi no Porto do Cai N'Água, em um passeio de barco que contou um pouco de como foi a criação da capital às margens do rio Madeira. Além disso, os redatores conheceram o Circuito Ecológico - day use na Agrovila Rio Verde, Circuito de Pesca Esportiva em Jaci-Paraná, Circuito das Artes, Museu Internacional do Presépio, Circuito Histórico Cultural - rotas culturais, Ferroviária e Arigós, Circuito Rural - Café Quixadá e o Circuito Fora de Rota - Casa Avião.

Por fim, os representantes da revista Qual Viagem participaram da Rota Ferroviária, com passeio dentro da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, acompanhados pelo prefeito Hildon Chaves.

"É muita satisfação poder receber especialistas no assunto e poder encantá-los com as belezas de Porto Velho falando todos os nossos potenciais turísticos. É uma forma de levar a nossa capital para o mundo", considerou o prefeito.

O exemplar que irá ser divulgado terá 16 páginas, mais 10 matérias no portal, 12 interações no Instagram e terá Porto Velho como capa. A revista Qual Viagem é uma publicação da Editora Qual. Atualmente é o periódico líder em jornalismo turístico brasileiro. Tem 580 mil seguidores no Facebook, 180 mil no Instagram, um portal diário com notícias sobre turismo nacional e internacional, além de uma edição mensal digital.

"O que mais nos chamou atenção aqui foram as pessoas, a simpatia do rondoniense. Lógico que o pôr do sol, a temperatura da água e os sabores, contemplam mais ainda tudo que vocês são. Esses dias nós encontramos pessoas humildes, trabalhadoras e alegres, e por isso saímos daqui com a sensação de um Brasil que vai dar certo", falou o fotógrafo Márcio Turco.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)