Participaram do Coffee Of The Year 2022, 17 produtores de Rondônia

Porto Velho, RO - Rondônia garantiu todos os lugares no pódio da premiação do Coffee Of The Year 2022, na categoria canéfora. O evento, em alusão à Semana Internacional do Café, iniciou na quarta-feira (16) e foi finalizado na sexta-feira (18), em Belo Horizonte, com anúncio dos melhores cafés do Brasil dos tipos canéfora e arábica, e mostrou que a cafeicultura rondoniense se sobressai no cenário nacional; reflexo do trabalho intenso e dedicado dos cafeicultores, aliado às soluções do Governo do Estado para fomentar a cadeia produtiva por meio de inovações, tecnologias e melhoramento genético.

Participaram do Coffee Of The Year 2022, 17 produtores de Rondônia, sendo consagrado como campeão, Licleison Sebastião da Silva, de Novo Horizonte do Oeste; em segundo lugar, João Alves da Luz de Cacoal, e em terceiro, Edvaldo Sigoli, de Cujubim.

O 4° e 5° lugares na classificação final, também foram de Rondônia, sendo ocupados por Ronieli Hel, de Novo Horizonte do Oeste e Altivo Eduardo Berdes, de Rolim de Moura, respectivamente. A festa rondoniense no final do Coffee Of The Year mostrou a força da cafeicultura do Estado, que vive plenamente uma fase de revitalização. Na edição de 2022, foram enviadas 505 amostras, de 415 propriedades rurais, de nove estados.

Rondônia tem o melhor café canéfora do Brasil

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, assegura que a cafeicultura de Rondônia continuará avançando com qualidade e sustentabilidade. ‘‘A cafeicultura de Rondônia está cada vez mais mostrando sua força, ficamos muito felizes com os resultados, e vamos investir para fortalecer, ainda mais, para termos a cada ano novas safras de cafeicultores campões’’. Rondônia é o segundo maior produtor de café robusta, o Coffea Canephora, do Brasil e o maior da região Norte.

O secretário de Estado da Agricultura – Seagri, Luiz Paulo Batista, ressaltou o salto de qualidade da cafeicultura rondoniense. ‘‘O reconhecimento nacional da qualidade do café de Rondônia é resultado do trabalho dos nossos servidores da Seagri e Emater, do compromisso do Governo em investir e valorizar os produtores, e principalmente do esforço dos nossos produtores’’. Para o secretário adjunto da Seagri, Janderson Dalazen, que acompanhou a premiação, o resultado consolida o Estado no radar dos investimentos nacionais e internacionais para a cafeicultura.

Entre as diversas ações do Governo de Rondônia para fomento à cafeicultura está o Programa ‘‘Plante Mais’’, com a entrega gratuita de 3,5 milhões de mudas de café clonal aos produtores, de calcário para melhoria de solo, a modernização da assistência técnica aos produtores rurais por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO, e o estímulo à melhor qualidade do café por meio do Concafé, Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia. Além disso, o Governo ajuda a dar visibilidade ao café de Rondônia, no mercado nacional. As amostras que concorreram no Coffee Of The Year 2022, por exemplo, foram enviadas com apoio da Seagri.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia