Além disso, 21 unidades da Federação contaram com o Centro Integrado de Operações

Porto Velho, RO - Na tarde desta terça-feira (11), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu com o Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG) – composto por representantes dos 26 estados e do Distrito Federal.


Na ocasião, Moraes falou sobre o trabalho da PM em todo o país para garantir a segurança na primeira etapa das Eleições 2022. “O que se viu foi uma eleição com paz, segurança, harmonia, respeito e maturidade”, declarou.

O coronel Paulo Coutinho, presidente do CNCG, apresentou dados gerais sobre a segurança pública no 1º turno. O efetivo da PM que atuou no pleito foi de 244 mil policiais militares, ou seja, 72,5% do total, alcançando 86.774 locais de votação.

Além disso, 21 unidades da Federação contaram com o Centro Integrado de Operações. A atuação conjunta com as Forças Armadas ocorreu em 17 estados, sendo 2.934 municípios com um oficial no local.

Também participaram do encontro os ministros Ricardo Lewandowski e Benedito Gonçalves (corregedor-geral eleitoral), o diretor-geral do TSE, Rui Moreira, o secretário-geral da Presidência do Tribunal, José Levi Mello, e outras autoridades.

Novidades na votação

Alexandre de Moraes comentou sobre a importância das medidas de segurança aprovadas pelo TSE para as Eleições 2022, entre elas, deixar o celular com o mesário na hora de entrar na cabine de votação e a proibição do porte de armas em um raio de 100 metros dos locais de votação.

O ministro Ricardo Lewandowski elogiou a atuação da PM no primeiro turno: “Como era de esperar, a PM agiu de acordo com regras e regulamentos, teve atuação forte, presente e discreta, sem truculência e muito compatível com a festa da democracia que são as eleições”.

Fonte: Rondôniagora