Prédio faz parte do acervo histórico da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Porto Velho, RO - O presidente da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Asfemm), George Telles, esteve na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para solicitar agilidade no tombamento do Cassarão dos Ingleses.

Edificação de dois pavimentos, que na parte superior funcionava como residência dos construtores e a parte térreo era destinada para escritório da empresa de engenharia P.& T Collins. O prédio fica localizado ao lado da antiga cachoeira de Santo Antônio e próximo ao Km-07 que é tombado pelo Iphan.

“Infelizmente essa edificação histórica e maravilhosa encontra-se atualmente abandonada e esse pedido de tombamento pela Associação dos Ferroviários visa garantir a preservação desse prédio histórico relacionado ao contexto histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, disse o presidente.

De acordo com Telles, atrelados a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) existem diversos bens móveis e imóveis que compõem seu complexo ferroviário.

O processo de tombamento da EFMM iniciou-se em 1987, mas somente em 2005 foi finalizada pelo Conselho Consultivo do Iphan (Processo n.1220-t-87), com os oito quilômetros tombados. O processo em curso de tombamento solicitado ao governo federal, pela Associação dos Ferroviários inclui até o Km-366, em Guajará Mirim.