A análise foi endossada pelo coordenador da Brigada, Tenente Coronel Wândrio Bandeira

Porto Velho, RO - Em uma ação coordenada com serviços de segurança pública, o Ministério Público de Rondônia realizou simulação de emergência nesta quarta-feira (19/10), em que retirou no tempo aproximado de dez minutos cerca de 550 pessoas do edifício de sete andares da Instituição na Capital.

O treinamento, organizado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em parceria com a Brigada de Incêndio, foi promovido em cumprimento ao Plano de Emergência do órgão, um instrumento que busca assegurar a proteção de colaboradores e cidadãos que acessam o prédio.

Para o coordenador do GSI, Procurador de Justiça Carlos Grott, os trabalhos foram bem-sucedidos, considerando o número de pessoas que ocupam o edifício e as frentes operacionais envolvidas.

A análise foi endossada pelo coordenador da Brigada, Tenente Coronel Wândrio Bandeira, “Entendemos que as atividades foram realizadas de modo adequado, servindo para avaliar o tempo levado pelos usuários para deixar as dependências do prédio, bem como do atendimento dos serviços de emergência”, disse.

O exercício teve como objetivo padronizar as medidas de segurança a serem adotadas pelos integrantes do MP em um possível caso de sinistro real, além de verificar as ações e procedimentos da Brigada de Incêndio institucional.

Treinamento - O treinamento consistiu na evacuação total do prédio-sede, mediante acionamento de alarme, por volta das 12h. Na atividade, também foram reproduzidas ações de retirada de vítimas das instalações e combate a incêndio.

A ação constitui apenas uma das medidas técnicas de prevenção e combate a incêndio e outros sinistros, adotadas pelo Ministério Público de Rondônia e previstas no Plano de Emergência da Instituição. O protocolo de ações envolve planejamento e treinamento de medidas de contingência, objetivando a segurança dos integrantes, usuários e visitantes.

A simulação teve a participação de brigadistas da Instituição, Corpo de Bombeiros, Policiamento de Trânsito, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A Brigada de Incêndio é subordinada à Secretaria-Geral do MPRO, cujo o titular é o Promotor de Justiça Dandy de Jesus Leite Borges.


Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI) MP/RO