Porto Velho e Ji-Paraná já registraram chuva durante a manhã. Alerta amarelo foi emitido pelo Inmet.

Porto Velho, RO - O tempo deve seguir instável em Rondônia neste começo de semana e um alerta amarelo para tempestades foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta segunda-feira (8), a meteorologia aponta para um dia nublado com chuva a qualquer hora. O alerta abrange todas as cidades do Acre e prevê chuvas de entre 20 a mm/h ou até 50 mm/dia.

Durante a manhã já foi registrado chuva em Porto Velho e Ji-Paraná, por exemplo. A umidade na capital está próxima de 95% nesta segunda-feira.

VEJA A PREVISÃO DO TEMPO NA SUA CIDADE

Essa chuva no estado está sendo causada porque o fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera permanece sobre o estado e favorece a organização das nuvens carregadas.

O alerta amarelo de chuvas intensas do Inmet deve seguir até o fim da manhã de terça-feira (9).

Pedra de gelo

Segundo o Climatempo, existe um risco para a ocorrência de queda de granizo diante desta situação meteorológica em Rondônia, o que não é comum no estado.

A chuva de granizo acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera. Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam.

As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas cumulonimbus e caem em formato de granizo.


Alerta amarelo de chuvas para RO e outras regiões — Foto: Reprodução/Inmet

Instruções em caso de chuvas fortes:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: G1/RO