Ideia é conscientizar estudantes e população sobre a importância do dia 7 de Setembro

Porto Velho, RO - Buscando homenagear os 200 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura mobiliza escolas municipais da zona Sul de Porto Velho para um desfile cívico histórico no campo Bela Vista, no dia 6 de setembro.

A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros, vai participar da abertura do desfile com discurso sobre a importância da data e do simbolismo do bicentenário.

“A celebração é mantida ainda hoje pela relevância que traz o 7 de Setembro. Esse marco em nossa história foi, simbolicamente, o fim do laço de colonização que existia com Portugal. Foi o início de um novo período cultural e econômico para o país, que passava a ser uma nação autônoma. São dois séculos de independência e nossos alunos precisam, desde a educação infantil, saber o valor que isso significa para o país”, comentou.

De acordo com a organização do ato cívico promovido pelas escolas, quatro instituições escolares do município participarão do desfile, sendo elas: EMEI Padre Zenildo, EMEI Ronilza, EMEF Miguel Ferreira, EMEF Saul Bennesby e também o Centro de Cultura Musical Escolar Laio. Elas estarão presentes com seus alunos e professores dando o ritmo do desfile com a musicalidade de instrumentos de sopro e metal.

“O desfile tem o intuito de promover valores cívicos e culturais desde a primeira infância, despertando nos alunos o patriotismo”, reforçou a diretora da escola Padre Zenildo, Alessandra Paula Martins.

O evento se concentrará, a partir das 7h15, no campo Bela Vista, zona sul de Porto Velho, e a previsão de duração do desfile cívico é até às 9h30.

“Os alunos vão se encontrar em suas escolas de origem e depois seguir para o campo, sob coordenação de suas professoras. Após a abertura oficial com o canto do Hino Nacional, as escolas irão se posicionar em ordem, conforme o combinado: Educação Infantil na frente, Laio no centro e Ensino Fundamental ao fundo”, completou a diretora da escola.

O campo Bela Vista fica localizado na rua Governador Valadares com rua Petrópolis, no bairro Eletronorte.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)