O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

Whatsapp 69 99910 8325

BOM DIA 7 DE AGOSTO

HOJE É

Dia da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). Dia Nacional do Documentário Brasileiro, 

Católicos celebram São Caetano de Thine, São Sisto II, Santo Alberto da Sicília, São Domênico da Pérsia (venerado também por ortodoxos)

RONDÔNIA

1956 – A Cooperativa Central dos seringalistas do Território informa aos associados, via telegrama, dispor de produtos para aviar os seringais.

BRASIL 

1502 – O navegador Gaspar de Lemos coloca em nome de Portugal, um marco, na praia de Touros; a data refere ao início do atual Estado de Rio Grande do Norte. 

1978 - Morreu Orlando Silva, o cantor das multidões. 

2006 — Sancionada no Brasil a Lei Maria da Penha, que a ONU considera uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres.

MUNDO

1848 – Morre Jöns Jacob Berzelius, um dos “pais” da Física moderna (n. 1779). 

1932 – Nasce Abebe Bikila, etíope, 1º negro africano a ganhar ouro olímpico, correndo deslaço a maratona nos Jogos em Roma (m. 1973).  

1991 – Tim Berners-Lee coloca on-line o 1º website, inaugurando a World Wide Web. 

1996 - A Nasa encontra evidências de vida primitiva em Marte.

FOTO DO DIA

7 de julho de 1965 – No estádio Aluízio Ferreira o maior clássico do futebol rondoniense, entre Moto Clube e Ferroviário, com o ‘ferro’ em situação complicada, tendo de ganhar e ainda torcer pelo empate entre os líderes Ypiranga x Flamengo, daí a dois dias, conforme o jornal Alto Madeira. 

A matéria do editor João Tavares relata ainda que foi um jogo adiado do dia anterior devido à falta de luz, o que, na época, era comum em Porto Velho. Uma partida entre os dois times mexia com a cidade que àquela altura contava com dois jornais, uma rádio - a Caiari, e sem emissora de televisão. 

No “pé” da escadaria do estádio, o ex-goleiro e jornalista Simeão Tavernard (Alto Madeira)  com o ex-jogador e dirigente do Ferroviário Alfredo Maia (F. Acervo Anísio Goraieb)