Filme rondoniense apoiado pelo TJRO estreia na Mostra de Tiradentes

A foto mostra a personagem principal do filme em cena.

O filme rondoniense "Beira", que contou com apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, estreia nacionalmente na programação da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no dia 31 de janeiro, às 19h, em sessão no Cine Praça. A película destaca o cinema negro contemporâneo do estado de Rondônia, em um dos mais importantes espaços de exibição e difusão do cinema brasileiro, com destaque para Amazônia.

Com direção, roteiro, composições musicais e direção de produção assinados por Marcela Bonfim, "Beira" reafirma a potência autoral da realizadora rondoniense no cinema contemporâneo. Ancorada nas margens (in)visíveis da cidade de Porto Velho, a narrativa ilumina vivências LGBTQIA+ e trajetórias historicamente silenciadas, transformando esses territórios periféricos em espaços de escuta, elaboração e reinscrição da experiência negra e dissidente no imaginário amazônico.

Selecionado pelo Edital de Curtas-Metragens "Brasil com S", iniciativa da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. O edital tem como objetivo impulsionar a imagem do Brasil no exterior por meio do audiovisual, valorizando territórios, culturas, identidades, diversidade e narrativas contemporâneas.

 

Parcerias institucionais

A colagem de fotos mostra vários momentos da gravação do filme.

A obra também se constrói a partir de parcerias institucionais estratégicas. Entre elas, destaca-se o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), que autorizou a realização de filmagens em suas dependências, viabilizando uma das cenas centrais do filme.

A representação da juíza Cora, mulher negra, assume um papel simbólico e político relevante na narrativa, ao demarcar a ocupação de um espaço historicamente marcado pela exclusão racial. A cena foi viabilizada com a colaboração da juíza Miria do Nascimento de Souza, magistrada atuante no TJRO, que cedeu seu ofício para a realização das filmagens, contribuindo de forma decisiva para a construção simbólica e narrativa da obra

No campo musical, "Beira" conta com a participação do cantor e compositor Marcelo Jeneci, na canção "Juízo", composição de Marcela Bonfim, com produção musical de Thiago Maziero, ampliando a dimensão sensível e poética do filme.

 

Sinopse

De volta a Porto Velho, Eva retorna para resgatar a casa da finada avó, uma antiga parteira e benzedeira da comunidade. No reencontro com a cidade e seus afetos, ela revisita amores, segredos e silêncios do passado. Entre memórias guardadas em um velho baú e novas descobertas ao lado de Rafaela, Eva se confronta com sua própria história e com as ausências que moldaram sua identidade.

 

Direção

 MArcelaBonfim

Marcela Bonfim (Jaú/SP, 1983) é fotógrafa, artista visual e realizadora audiovisual, radicada em Porto Velho (RO). Criadora do projeto (Re)conhecendo a Amazônia Negra, sua obra articula arte, território, memória e ativismo, consolidando-se como uma das principais vozes do cinema negro amazônico contemporâneo.

 

Assessoria de Comunicação Institucional


Fonte: TJ-ROlink original

Fonte: TJ - RO