Ao todo, a corporação cumpriu oito mandados de busca e apreensão na Bahia e na capital federal, todos autorizados pelo STF


Discussão e votação de propostas. Dep. Dal Barreto (UNIÃO-BA) - Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Porto Velho, RO - O deputado federal Dal Barreto (União-BA) teve o celular apreendido por agentes da Polícia Federal nesta terça-feira 14, durante a sexta fase da Operação Overclean, que investiga suposto desvio em emendas em prefeituras na Bahia. O parlamentar foi abordado no aeroporto de Salvador, onde se preparava para embarcar rumo a Brasília.

Endereços ligados a Barreto também foram alvo. Ao todo, a corporação cumpriu oito mandados de busca e apreensão na Bahia e na capital federal, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal.

A ação foi realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União e a Receita Federal. Em nota, a PF afirma que o objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

A última fase da Overclean ocorreu em julho deste ano. Na ocasião, a Justiça determinou o bloqueio de 85,7 milhões de reais em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas. O prefeito de Campo Formoso (BA), Elmo Nascimento, e o vereador Francisquinho Nascimento, respectivamente irmão e primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), foram alvos da operação à época.

As apurações apontam a atuação de um grupo criminoso que teria atingido o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional, especialmente na Bahia. O grupo, segundo a PF, teria direcionado recursos de emendas parlamentares e convênios para empresas ligadas a administrações municipais, com superfaturamento de obras e desvios financeiros.

Fonte: Carta Capital