Entre os pontos de atenção estão condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho - Foto: Marcelo Gladson / O OBSERVADOR

Porto Velho (RO) – O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional da 14ª Região, instaurou o Inquérito Civil nº 000390.2025.14.000/8 para investigar possíveis irregularidades relacionadas à fiscalização de contratos de terceirização de serviços firmados entre o Município de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), e a empresa M Construções & Serviços Ltda.

A Portaria nº 520.2025, assinada pela procuradora do Trabalho Marielle Rissanne Guerra Viana, determina a apuração completa dos fatos e o cumprimento das medidas previstas no despacho de apreciação prévia.

De acordo com o documento, a investigação está fundamentada nos temas “Trabalho na Administração Pública” e “Responsabilidade estatal na terceirização de serviços”, com foco especial na fiscalização contratual e nas condições de trabalho dos empregados envolvidos. Entre os pontos de atenção estão condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, além de possíveis falhas na supervisão por parte do poder público municipal.

O procedimento tem como base os artigos 127 e 129 da Constituição Federal, além da Lei Complementar nº 75/1993 e da Lei nº 7.347/1985, que regulamentam a atuação do Ministério Público na defesa de direitos coletivos e sociais.

A servidora Soraya Roquete Furtado foi designada como secretária do processo, que tramita sob a responsabilidade do 2º Ofício Geral da PRT-14 em Porto Velho.

A portaria foi assinada eletronicamente em 10 de outubro de 2025, e a verificação da autenticidade do documento pode ser feita no portal oficial do MPT: www.prt14.mpt.mp.br.


Palavras-chave SEO:
MPT Rondônia, Ministério Público do Trabalho, Porto Velho, Semusb, M Construções & Serviços, terceirização, fiscalização de contratos, Marielle Rissanne Guerra Viana, inquérito civil, condições de trabalho.