O Poder Judiciário de Rondônia apresenta o Sistema de Mídias Processuais, nesta semana, a solução tecnológica foi desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), com o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO). A nova ferramenta foi criada para garantir o armazenamento e a visualização eficiente de arquivos e mídias digitais relacionadas a processos judiciais.
O sistema é especialmente importante para casos que exigem sigilo ou envolvem grande volume de dados, como informações provenientes de quebras de sigilo telemático, por exemplo.
Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria, Paulo Fabrício, o desenvolvimento do novo sistema foi motivado pelos desafios em lidar com grandes mídias e documentos audiovisuais nos processos. A plataforma preserva a cadeia de custódia das provas e assegura o acesso seguro e integral a todas as partes do processo.
"O nosso sistema é inédito, foi criado pela Tecnologia da Informação do nosso Tribunal de Justiça, e com a inauguração vamos ter capacidade de admitir em um único local, a integralidade de documentos audiovisuais que forem produzidos nas investigações policiais, ou seja, não teremos mais a necessidade de encaminhar mídias físicas para os juízes. A própria delegacia, a partir do momento que fizer a degravação do sistema audiovisual, terá como encaminhar automaticamente os documentos para o sistema PJe", comentou o magistrado.
Para incentivar a transparência e democratizar o acesso à informação, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) realizou, nesta semana, treinamentos destinados a magistrados, servidores, além de usuários externos, como representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), Ministério Público de Rondônia (MPRO) e forças de segurança.
A ideia central é promover segurança digital, modernização dos serviços judiciários e investimentos contínuos em tecnologia e transparência.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ-RO — link original
Fonte: TJ - RO
0 Comentários