Comitiva de TJRO encerrou a participação na Expojud 2025

Durante os três dias de programação, o evento promoveu debates com foco em soluções que tornem o Judiciário mais eficiente e conectado

A foto mostra a comitiva de Rondônia na entrada do ExpoJud.

Os números do principal evento de inovação, tecnologia e gestão do Poder Judiciário brasileiro dão a dimensão da visibilidade que os projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia alcançaram durante a Expojud 2025, que aconteceu de 14 a 17 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Mais de três mil pessoas circularam pelos cerca de 130 stands na feira, o que possibilitou não apenas a divulgação das iniciativas rondonienses, mas também a troca de conhecimentos com os demais órgãos de Justiça ali representados.

"Nos permitiu não só apresentar nossos produtos, que são referência no país, mas também conhecer outras práticas bem sucedidas e avaliar a aplicação no nosso ecossistema de Justiça", ponderou o juiz Cristiano Mazzini, que participou do congresso.

A secretária de tecnologia da Informação, Ângela Carmem Carvalho, identificou programas semelhantes entre as instituições, mas também as particularidades que a equipe de RO se destaca, o que confere ao TJRO a posição de destaque nessa área. "Nosso estande foi muito prestigiado e na oportunidade pudemos divulgar nossos sistemas e nossa experiência, bem como conhecer as iniciativas de TI dos demais órgãos da justiça estadual aproveitando a expertise e os insights dos diversos painéis e treinamentos", avaliou a responsável pela área de tecnologia do Tribunal.

Para Carla Janaína, secretária de 1º Grau do TJRO, a oportunidade de atuação no Expojud 2025 reafirma o compromisso da Administração Superior com a busca permanente pela inovação, pela eficiência e pela melhoria dos serviços prestados à sociedade. "Essa postura proativa, aliada ao profissionalismo e à dedicação que sempre nos distinguem, é motivo de orgulho para todos nós", refletiu ela sobre a participação de RO. "Buscamos representar com excelência o nosso Tribunal, demonstrando abertura ao aprendizado, comprometimento institucional e verdadeiro engajamento com as transformações que fortalecem e edificam nossa Instituição", finalizou.

Também fizeram parte da comitiva de RO na Expojud 2025 também Alessandra Lima Costa, Pâmela Monteiro, Cristine dos Santos, ⁠Gilson Rodrigues, ⁠Larissa Silva Costa, Ricardo Ribeiro, Maicon Cucchi, Herbert Ramos, Luana Trindade e Adriana Dávila.

Entre os projetos difundidos pela equipe estão o AtermaJus, que simplifica o acesso à justiça, permitindo que qualquer cidadão dê entrada em um processo de forma totalmente remota, por meio de um formulário descomplicado e de fácil preenchimento.

Colagem ExpoJud25

O AssessorIA é um chat interativo com modelos de linguagem desenvolvido para ser um assistente de inteligência artificial que acompanha o dia a dia de trabalho, oferecendo conversas inteligentes, suporte a anexos, agentes especializados e até mesmo a geração de imagens.

Já o GaIA-Gabinete Assistido por Inteligência Artificial é uma ferramenta desenvolvida pelo Tribunal para auxiliar na escrita dos documentos das minutas do segundo grau, sendo o Relatório, Voto e Ementa.

O sistema Mídias Processuais, com capacidade para até 5 TB por arquivo, o sistema possibilita o upload e o download de mídias digitais diretamente em ambiente seguro na nuvem, eliminando a necessidade de manter mídias físicas nos gabinetes e garantindo maior segurança, preservação e agilidade no manuseio das informações.

O sistema Transcrição é uma ferramenta completa que permite aos usuários enviar vídeos e obter automaticamente a transcrição de todo o conteúdo falado, separando as falas por tempo e por falante.

O Balcão Virtual é uma plataforma de atendimento imediato ao cidadão, feito de forma online por videoconferência, pelas unidades judiciárias de 1º e 2º graus.

 

 

Discussões

ExpoJud25m2

O Expojud promoveu ainda debates sobre sobre inteligência artificial, automação de processos, cibersegurança, governança e gestão de pessoas. Foram cerca de 200 palestrantes durante todo o evento. O desembargador Alexandre Miguel foi um um deles no painel "Leaders Talks Escolas Judiciais: desafios da adoção de IA", realizado no salão principal do evento no dia 16 de outubro, às 16h40. 

O diretor da Escola da Magistratura de RO- Emeron dividiu o painel com o desembargador eleitoral Luciano Nunes Maia Freire, diretor da Escola Judiciária Eleitoral Cearense, e com o secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, Ilan Presser, num debate que elevou o papel das escolas na formação e mudança de cultura para a o uso da ferramenta. 


Fonte: TJ-ROlink original

Fonte: TJ - RO