Durante os três dias de programação, o evento promoveu debates com foco em soluções que tornem o Judiciário mais eficiente e conectado
Os números do principal evento de inovação, tecnologia e gestão do Poder Judiciário brasileiro dão a dimensão da visibilidade que os projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia alcançaram durante a Expojud 2025, que aconteceu de 14 a 17 de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Mais de três mil pessoas circularam pelos cerca de 130 stands na feira, o que possibilitou não apenas a divulgação das iniciativas rondonienses, mas também a troca de conhecimentos com os demais órgãos de Justiça ali representados.
"Nos permitiu não só apresentar nossos produtos, que são referência no país, mas também conhecer outras práticas bem sucedidas e avaliar a aplicação no nosso ecossistema de Justiça", ponderou o juiz Cristiano Mazzini, que participou do congresso.
A secretária de tecnologia da Informação, Ângela Carmem Carvalho, identificou programas semelhantes entre as instituições, mas também as particularidades que a equipe de RO se destaca, o que confere ao TJRO a posição de destaque nessa área. "Nosso estande foi muito prestigiado e na oportunidade pudemos divulgar nossos sistemas e nossa experiência, bem como conhecer as iniciativas de TI dos demais órgãos da justiça estadual aproveitando a expertise e os insights dos diversos painéis e treinamentos", avaliou a responsável pela área de tecnologia do Tribunal.
Para Carla Janaína, secretária de 1º Grau do TJRO, a oportunidade de atuação no Expojud 2025 reafirma o compromisso da Administração Superior com a busca permanente pela inovação, pela eficiência e pela melhoria dos serviços prestados à sociedade. "Essa postura proativa, aliada ao profissionalismo e à dedicação que sempre nos distinguem, é motivo de orgulho para todos nós", refletiu ela sobre a participação de RO. "Buscamos representar com excelência o nosso Tribunal, demonstrando abertura ao aprendizado, comprometimento institucional e verdadeiro engajamento com as transformações que fortalecem e edificam nossa Instituição", finalizou.
Também fizeram parte da comitiva de RO na Expojud 2025 também Alessandra Lima Costa, Pâmela Monteiro, Cristine dos Santos, Gilson Rodrigues, Larissa Silva Costa, Ricardo Ribeiro, Maicon Cucchi, Herbert Ramos, Luana Trindade e Adriana Dávila.
Entre os projetos difundidos pela equipe estão o AtermaJus, que simplifica o acesso à justiça, permitindo que qualquer cidadão dê entrada em um processo de forma totalmente remota, por meio de um formulário descomplicado e de fácil preenchimento.
O AssessorIA é um chat interativo com modelos de linguagem desenvolvido para ser um assistente de inteligência artificial que acompanha o dia a dia de trabalho, oferecendo conversas inteligentes, suporte a anexos, agentes especializados e até mesmo a geração de imagens.
Já o GaIA-Gabinete Assistido por Inteligência Artificial é uma ferramenta desenvolvida pelo Tribunal para auxiliar na escrita dos documentos das minutas do segundo grau, sendo o Relatório, Voto e Ementa.
O sistema Mídias Processuais, com capacidade para até 5 TB por arquivo, o sistema possibilita o upload e o download de mídias digitais diretamente em ambiente seguro na nuvem, eliminando a necessidade de manter mídias físicas nos gabinetes e garantindo maior segurança, preservação e agilidade no manuseio das informações.
O sistema Transcrição é uma ferramenta completa que permite aos usuários enviar vídeos e obter automaticamente a transcrição de todo o conteúdo falado, separando as falas por tempo e por falante.
O Balcão Virtual é uma plataforma de atendimento imediato ao cidadão, feito de forma online por videoconferência, pelas unidades judiciárias de 1º e 2º graus.
Discussões
O Expojud promoveu ainda debates sobre sobre inteligência artificial, automação de processos, cibersegurança, governança e gestão de pessoas. Foram cerca de 200 palestrantes durante todo o evento. O desembargador Alexandre Miguel foi um um deles no painel "Leaders Talks Escolas Judiciais: desafios da adoção de IA", realizado no salão principal do evento no dia 16 de outubro, às 16h40.
O diretor da Escola da Magistratura de RO- Emeron dividiu o painel com o desembargador eleitoral Luciano Nunes Maia Freire, diretor da Escola Judiciária Eleitoral Cearense, e com o secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, Ilan Presser, num debate que elevou o papel das escolas na formação e mudança de cultura para a o uso da ferramenta.
Fonte: TJ-RO — link original
Fonte: TJ - RO
0 Comentários