A Divisão de Saúde (Disau) do Tribunal de Justiça de Rondônia realizou na última sexta-feira, 26, a live "Dia D: Todos pela Vida", no encerramento da campanha do Setembro Amarelo, mês voltado à valorização da vida e da saúde mental. A transmissão atingiu cerca de 400 visualizações ao vivo e a live está publicada no canal oficial do TJRO (YouTube.com/TJROnoticias).
Foram ministrantes da live o psicólogo Pedro Martins de Oliveira, a médica psiquiatra Andressa Police dos Santos e as assistentes sociais Beatriz Helena Peres Alves e Maria Joelma de Aguiar Lima Rosário, todos da Disau. A mediação ficou a cargo da psicóloga Adaluce Coelho, da Seção Biopsicossocial da Disau, que ao final encaminhou as perguntas do público para serem respondidas pelos palestrantes.
As apresentações foram iniciadas pela médica psiquiatra Andressa Police, que apresentou a história do surgimento da campanha do Setembro Amarelo, as circustâncias, fatores de riscos, fatores de proteção e as medidas preventivas para o suicídio. "Trata-se de um quadro com um contexto amplo, é necessária toda uma rede de suporte para que haja uma qualidade de vida", disse a psiquiatra.
O segundo a palestrar na live, com o tema "Celebrando a Vida e a Esperança: Uma Perspectiva Positiva sobre a Saúde Mental", foi o psicólogo Pedro Martins, que abordou as formas de cuidar da saúde mental, nas pequenas decisões do dia a dia. "Vamos escolher focar nas coisas positivas e buscar ajuda quando precisarmos. Lembre-se de que você não está sozinho e que há pessoas que se importam e querem ajudar", afirmou.
Para finalizar as palestras, as assistentes sociais Beatriz Helena Alves e Maria Joelma Rosário apresentaram o tema "Saúde Mental na Perspectiva Social: Um caminho para o bem-estar", reforçando a importância da valorização da vida, os caminhos para pedir ajuda e a saúde em uma dimensão biopsicossocial. "No Tribunal de Justiça de Rondônia, a Divisão de Saúde tem um papel fundamental no cuidado com quem faz a justiça acontecer, oferecemos atendimentos complementares de saúde para o público interno", concluiu a assistente social Maria Joelma.
Ao longo do mês, o TJRO promoveu outras ações alusivas à campanha, como roda de conversa sobre manejo de estresse e ansiedade, além da produção de vídeos que versam sobre a temática e o compromisso do Tribunal com a valorização da vida e a promoção de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Os materiais foram produzidos e as intervenções realizadas pela equipe de psicólogos, assistentes sociais, psiquiatra e enfermeira da Disau.
A valorização da vida e da saúde mental deve ocorrer o ano inteiro. Se precisar, procure ajuda! Você não está sozinho(a), ligue 188 - Centro de Valorização da Vida.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ-RO — link original
Fonte: TJ - RO
0 Comentários