Intercâmbio fortalece modernização da gestão do Serviço Psicossocial do TJRO

 A foto mostra a equipe no TJDFT.

 A Coordenadoria do Serviço Psicossocial do 1º Grau (CSPS1G) do Tribunal de Justiça de Rondônia fez uma visita técnica à Coordenadoria Psicossocial Judiciária (CoorPsi) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O objetivo foi conhecer a estrutura e os avanços na informatização da gestão do serviço psicossocial do Distrito Federal passíveis de replicação no TJRO.

A comitiva do TJRO, composta pelo chefe da equipe de controle interno Rômulo Bassetti; o assistente técnico Herbert William Ramos e a psicóloga Simone Andrade, considerou a visita estratégica para a Coordenadora, que está em um processo contínuo de implementação de novos fluxos de trabalho e otimização de suas ferramentas de gestão.

No dia 25 de setembro, a equipe foi recebida na sede da CoorPsi, localizada no Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes, pela coordenadora Eliane Resende. À frente da coordenadoria desde 2016, Eliane implementou mudanças significativas na distribuição de atividades e na implantação de sistemas informatizados para as equipes – uma trajetória que se assemelha ao trabalho de modernização desenvolvido pelo serviço em Rondônia, sob a coordenação de Isabela Paludo, desde 2023. Também participou do encontro o analista de TI Daniel Barcellos, que atua no suporte e desenvolvimento dos sistemas da CoorPsi.

A escolha do TJDFT foi estratégica. "A CoorPsi tem uma trajetória consolidada no desenvolvimento do nosso sistema de gestão, que é constantemente aperfeiçoado a partir dos desafios superados e das necessidades do nosso trabalho. A gestão é viva e a tecnologia precisa acompanhar essa dinâmica", ressaltou a coordenadora Eliane Resende.

 Para a equipe do TJRO, a experiência foi proveitosa. A troca de conhecimentos ofereceu insights para o cotidiano de trabalho. "Um dos nossos grandes desafios é estabelecer uma distribuição equânime do volume de trabalho com uma metodologia que contemple o esforço empregado pelos servidores. A forma como a CoorPsi evoluiu seu sistema traz um aprendizado que pode contribuir significativamente com a nossa trajetória em Rondônia", destacou o chefe de equipe Rômulo Bassetti.

 

Infância e da Juventude

intercambioPsiTJDFT2

No segundo dia de atividades (26/09), a comitiva do TJRO seguiu para o Fórum Desembargador Jorge Duarte de Azevedo, sede da Justiça da Infância e da Juventude do TJDFT. O grupo foi recebido pelo juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Evandro Neiva de Amorim, que também coordena, de forma colegiada, a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ).

A equipe foi apresentada à estrutura e à gestão de processos das 1ª e 2ª Varas da Infância e da Medida Socioeducativa pela assessora do serviço psicossocial, Luciana de Paula. Um dos pontos centrais do diálogo foi a delimitação clara das atribuições entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo local.

A experiência do TJDFT demonstrou que uma divisão de trabalho bem definida com o Governo do Distrito Federal (GDF) é fundamental para a eficiência dos serviços e, principalmente, para a saúde mental dos servidores.

"Como é um trabalho que atravessa emocionalmente o profissional e as equipes eram predominantemente formada por servidores mais antigos, existia um envolvimento pessoal muito grande na busca por soluções extraprocessuais, especialmente nos casos de institucionalização", contou Luciana de Paula.  Segundo a gestora, a parceria e o trabalho de confiança entre o Judiciário e as equipes técnicas do GDF trouxeram tranquilidade para a atuação dos analistas e favoreceu a redução do envolvimento subjetivo com os casos.

O modelo de gestão também pode aplicado em parceria com o Poder Executivo estadual, garantindo que as instituições atuem de forma complementar, sem sobreposição.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria

Fonte: TJ-ROlink original

Fonte: TJ - RO