A emissão da Aedo pelos cartórios é gratuita.
Neste Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, a Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) lembra que é fácil registrar a vontade de ser doador com a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo). Com ela, qualquer pessoa maior de 18 anos pode formalizar sua intenção pela internet, gratuitamente.
A iniciativa, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os cartórios, agiliza procedimentos e facilita o caminho para salvar vidas.
O processo é totalmente digital e seguro. Confira o passo a passo:
- Acesse o site www.aedo.org.br;
- Preencha o formulário e selecione um cartório para que providencie a Aedo;
- O cartório agendará uma breve videoconferência para confirmar sua identidade e coletar sua manifestação de vontade;
- O processo é concluído com sua assinatura digital e o documento fica disponível para consulta pelo Sistema Nacional de Transplantes.
Havendo qualquer dúvida todos os Tabelionatos de Notas estão disponíveis para prestar apoio, assim como a Corregedoria por meio do Departamento Extrajudicial via e-mail:
Apesar dos avanços no número de transplantes, a fila de espera ainda é grande, com milhares de brasileiros aguardando. Segundo dados do Ministério da Saúde, há cerca de 78 mil pessoas na fila de espera por um transplante no país. Por trás desses números, existem histórias que podem ser transformadas com gestos de solidariedade. Tornar-se doador é multiplicar chances de recomeço.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ-RO — link original
Fonte: TJ - RO
0 Comentários