Em uma rodada de financiamento da série B, Musk conseguiu um fundo enorme para sua startup de IA

Porto Velho, RO -
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que dá às máquinas a possibilidade de terem conhecimentos através de experiências, e permite que elas se adaptem ao seu meio e desempenhem tarefas quase da mesma maneira que um ser humano faria. Por mais que essa preocupação esteja ganhando mais força entre as pessoas ligadas a esse ramo, o desenvolvimento da inteligência artificial continua a todo vapor.

Como por exemplo, a xAI, startup de inteligência artificial que tem Elon Musk como líder que fez um anúncio recente sobre ter garantido seis bilhões de dólares, equivalente a 30 bilhões de reais, em uma rodada de financiamento da série B que aconteceu no dia 26 de maio.

Nessa rodada estavam participando grandes players do mercado, como as gestoras Valor Equity Partners, Vy Capital, Andreessen Horowitz, Sequoia Capital, Fidelity Management & Research Company.

Projeto de IA



Assim como em qualquer outro ramo que ele entra, a entrada de Musk no ramo de IA pode ser um marco de um novo ciclo nesse mercado.

A xAI foi anunciada em julho de 2023, e desde então ela tem conseguido uma ascensão meteórica e tendo cada vez mais força substancial para desafiar nomes grandes como a OpenAI, de Sam Altman. E como Musk tem uma ligação com o mercado de criptomoedas, o financiamento conseguido e projeto como um todo deve respingar nesse ramo também.

Tanto que, uma das maiores tendências atuais são as criptomoedas de IA, sendo que várias delas ainda misturam IA com memecoins. Dentre as que podem ter lucros maiores estão: Render; SingularityNET; WienerAI (WAI); Fetch.ai (FET); Dogeverse.

Tendências



Esse pode ser o ano de inovações e novos horizontes para a inteligência artificial. As principais cinco tendências para ela são um delineado para um plano futuro iminente cheio de oportunidades ainda não exploradas. Contudo, como tudo que envolve IA é desconhecido, é preciso ter cautela. Por isso que é necessário que os princípios fundamentais da confiança, imparcialidade, acessibilidade e governança vigilante sejam sempre defendidos.

IA Quântica

Para quem não sabe muito bem do que se trata, a computação quântica pode parecer uma coisa de filme de ficção. Contudo, ela está cada vez mais sendo vista na vanguarda da pesquisa em inteligência artificial. O potencial dela nesse quesito não é somente algo teórico. Tanto é que várias startups emergentes e gigantes da tecnologia estão colocando recursos significativos para criar soluções quânticas.

Em 2024, serão vistos grandes saltos na capacidade de IA, principalmente nas áreas que exigem solução de problemas complexos impulsionados por avanços quânticos.

Legislação de IA

A inteligência artificial está atraindo a atenção das pessoas que formulam políticas globais. Por isso que com o novo ano chegando, países como China, União Europeia, Estados Unidos e Índia, estão criando políticas que abrangem a IA.

O objetivo disso é catalisar avanços tecnológicos, atrair investimentos globais e também proteger suas populações das repercussões negativas que podem acontecer.

IA Ética

Conforme a IA fica mais presente na vida das pessoas isso traz vários dilemas éticos. Por isso que é fundamental que ela funcione com a máxima transparência e imparcialidade. Contudo, para isso o desafio é bem maior do que uma engenharia de algoritmos imparciais.

Para que isso aconteça de fato é preciso cultivar padrões rigorosos para que os sistemas e seus criadores sejam responsáveis por suas ações. De acordo com a previsão dos especialistas, em 2024 irá acontecer uma crescente na educação ética de inteligência artificial e uma prioridade nas considerações éticas nos domínios de pesquisa e desenvolvimento dessa tecnologia

Trabalho aprimorado

A inteligência artificial não é somente mais uma ferramenta, ela é uma coisa inestimável. Tanto é que ela tem a capacidade de ajudar cirurgiões em diagnósticos; de ajudar desenvolvedores de software com sugestões de código instantâneas; e advogados com referências de casos.

E conforme o trabalho remoto e a educação por IA ficam mais comuns, ela está pronta para fazer uma revolução no design de currículos personalizados e melhorar a dinâmica das equipes virtualmente.

Nova geração de IA generativa

A inteligência artificial generativa está indo além dos limites de simples chatbots e criadores de memes extravagantes. No futuro esse tipo de IA poderá criar narrativas complexas, coreografar sinfonias musicais e quem sabe até mesmo ajudar na criação de um best-seller.

Fonte: Fatos Desconhecidos