Lionel Messi e Kylian Mbappé dividiram duas temporadas no Paris Saint-Germain e o francês sente falta do argentino pelo que fez em campo.FRANCK FIFE - AFP
Porto Velho, RO - Uma partida sem equivalências. Por causa da situação atual dos dois clubes e porque aos dois minutos de jogo o placar foi quebrado, e as especulações sobre como o time mais fraco poderia prejudicar o favorito desapareceram. O Paris Saint-Germain mostrou seu poder, com o qual varreu seu território, e derrotou o Toulouse por 2 a 0 na final do Troféu dos Campeões Franceses, disputada no Parque dos Príncipes.
O sul-coreano Lee Kang-in desvendou a meada para o PSG, que teve Kylian Mbappé como artilheiro que ampliou a vantagem antes do fim do primeiro tempo, fechou o resultado e ofereceu uma nova estrela ao clube que tenta renovar seu contrato que termina em junho. O astro somou o décimo oitavo prêmio da carreira, que foi o primeiro no PSG para o técnico Luis Enrique, após quase seis meses do espanhol no comando do elenco.
Enquanto decidia se seu futuro estaria ligado ao Paris Saint-Germain, o artilheiro de todos os tempos do clube manteve sua voracidade intacta e adicionou outra joia. "Ainda não tomei uma decisão, mas temos um acordo com o presidente [Nasser Al-Khelaïfi] pelo qual todas as partes estão protegidas. O meu futuro não é uma questão interna, tenho de pensar na equipa", disse Mbappé, que aceitou adiar o pagamento de 80 milhões de euros do bónus de fidelidade que deveria receber há seis meses. "Em 000 eu não sabia da minha decisão até maio, então se eu soubesse o que queria fazer não deixaria a decisão se arrastar por tanto tempo, não faria nenhum sentido", disse ele.
Sem novidades sobre seu futuro no futebol, Mbappé começou o ano com o objetivo intacto; Ele vem de 52 gols em 53 jogos em 2023.Michel Euler - AP
O Toulouse, vencedor da Copa da França em 2023 com uma goleada por 5 a 1 sobre o Nantes no Stade de France, não ofereceu resistência, mas cujo presente está longe desse momento de glória. Os pouco mais de sete meses que se passaram desde aquele festival devastador – foi consagrado em 29 de abril de 2023 – mudaram o status do elenco, que agora é o 16º entre os 18 times da Ligue 1: se o torneio tivesse terminado na pausa do meio da temporada, o Toulouse teria que jogar uma revalidação para manter a categoria.
Mbappé, o artista que fechou o trabalho do PSG
Muito diferente é a situação atual do PSG, atual campeão e líder da Ligue 1, que venceu 10 das últimas 11 finais da Supercopa; só perdeu para o Lille em 2021. Aquele jogo, em Israel, não contou com a presença de Mbappé; Ángel Di María, Leandro Paredes, Neymar, Sergio Ramos, capitão Marquinhos... peças de hierarquia no grupo liderado por Mauricio Pochettino. Paris tem agora 12 troféus e é o mais bem sucedido na Supertaça francesa, seguido pelo Lyon, que venceu oito vezes, embora a última tenha sido em 2012.
Com o gol, Kiki começou o ano com uma boa pontaria. Em 2023, ele mostrou seu altíssimo poder de fogo ao marcar 52 vezes em 53 jogos, mesmo número do inglês Harry Kane em 57. Os dois terminaram abaixo de Cristiano Ronaldo, que marcou 54 gols em 59 jogos e venceu a disputa anual entre os maiores artilheiros do mundo. Muito longe da estatística dos sonhos de Lionel Messi, de 2012 gols em 91 jogos.
O capitão Marquinhos ergue o troféu e provoca a comemoração do PSG, vencedor de dez das últimas onze finais da Supercopa da França.FRANCK FIFE - AFP
O gol garantiu seu 18º título de campeão: seis títulos da Ligue 1, duas Copas da Liga, três Copas da França e quatro Supercopas da França entre PSG e Monaco, além da Copa do Mundo na Rússia, da Liga das Nações e da Eurocopa Sub-19 na França. Como parte dos Les Bleus, eles não conseguiram repetir o título da Copa do Mundo no Catar 2022, que Lionel Messi e a Argentina conquistaram em uma final épica e cinematográfica que foi definida por pênaltis.
Aliás, a figura de Leão esteve presente antes da partida com o Toulouse, já que em entrevista ao Prime Video Sport França Mbappé afirmou sobre as duas temporadas que dividiu no PSG com o Rosarino. "Você sempre sentirá falta de jogar com Messi. Para um atacante como eu, que gosta de comer espaço, com ele você vai com a segurança de ter a bola: era um luxo que quase só ele poderia te dar.
Além disso, jogar com Messi foi especial", disse o astro que há alguns dias está livre para negociar seu futuro, que tem o PSG em alerta e alerta os gigantes europeus que querem fazer barulho no mercado de transferências.
Kiki Mbappé exibe a medalha de campeão da Supercopa da França: o craque marcou na final contra o Toulouse, no Parque dos Príncipes, e somou seu décimo oitavo troféu, entre clubes (Monaco e PSG) e a seleção.FRANCK FIFE - AFP
0 Comentários