Reunião da Comissão de Transportes, ouviu secretário de Transportes Anderson Pereira

Porto Velho, RO - Na reunião da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Porto Velho, presidida pelo vereador Enfermeiro Roneudo (REPUBLICANOS), o subsídio mensal de quase R$ 3 milhões concedido à empresa JTP Transportes Serviços e Gerenciamento LTDA pela prefeitura da capital foi o foco de discussão.

O encontro contou com a presença tensa do secretário Anderson Pereira, sua equipe e com o presidente da Casa, vereador Márcio Pacele (PSB), e os vereadores Gilber Mercês (PODEMOS), Isaque Machado (AVANTE), Paulo Tico (AVANTE) e Everaldo Fogaça (REPUBLICANOS), durante a reunião, os vereadores levantaram diversos questionamentos sobre a empresa JTP.

Entre eles, destacam-se o baixo número de ônibus disponíveis, apenas 91 com os micro-ônibus, e o alto valor da passagem, R$ 6,00, tornando-a a mais cara do Brasil. Além disso, foi apontada a ausência de rampas para pessoas com deficiência em alguns ônibus, bem como a falta de controle interno por parte da SEMTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes) sobre os valores pagos mensalmente à JTP, já que nunca foi realizada uma auditoria.

"Vale ressaltar que essa auditoria é conduzida por uma empresa contratada pela própria JTP, sediada fora de Rondônia", disse o vereador Isaque Machado.

Outro ponto de preocupação levantado foi o fim dos serviços de transporte interbairros e do grande circular. Além disso, os vereadores questionaram a aparente discrepância entre os lucros da empresa e seus custos, pois, segundo eles, quanto mais a JTP fatura, mais prejuízo registra. Também foi destacada a falta de transporte para pessoas que realizam hemodiálise no município, mesmo havendo uma lei municipal que deveria ser respeitada pela empresa.

Diante dessas questões, os vereadores sugeriram que a SEMTRAN realize uma auditoria no sistema de bilhetagem da empresa JTP Transportes Serviços e Gerenciamento LTDA. O vereador Gilber Mercês expressou sua indignação ao afirmar: "É inaceitável que a empresa JTP Transportes Serviços e Gerenciamento LTDA contrate e pague por uma auditoria que deveria ser realizada pela SEMTRAN", É de cair o .. da bunda, isso ser normal para SEMTRAN", finalizou.