Joe Biden informou líderes do G7 que os EUA apoiarão esforço conjunto para treinar pilotos ucranianos em aeronaves avançadas

Porto Velho, RO - O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia alertou os países ocidentais sobre “enormes riscos para si mesmos” se a Ucrânia receber caças F-16, informou a mídia estatal russa TASS neste sábado (20).

“O movimento está em andamento na chamada escada da escalada”, disse Alexander Grushko, à margem de uma reunião do Conselho Russo de Política Externa e de Defesa.

“Vemos que os países ocidentais continuam aderindo ao cenário de escalada. Isso envolve enormes riscos para eles mesmos. De qualquer forma, isso será levado em consideração em todos os nossos planos, e temos todos os meios necessários para atingir as metas traçadas”, Grushko acrescentou.

O presidente dos EUA, Joe Biden, informou aos líderes do G7 na sexta-feira (19) que os EUA apoiarão um esforço conjunto com aliados e parceiros para treinar pilotos ucranianos em aeronaves avançadas, incluindo F-16, disse um alto funcionário do governo à CNN.

Biden reverteu suas objeções anteriores ao fornecimento dos caças porque acredita em equipar o país para uma luta de longo prazo contra a Rússia, disse seu principal conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, a repórteres neste sábado no Japão.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, formulou sua proposta para os caças ocidentais como uma questão de sobrevivência de seu país, agora mais de um ano desde que a Rússia lançou sua invasão em grande escala.

Fonte: CNN Brasil