A dona de casa Lozilene Lima, que todos os dias compra cinco marmitex, destacou a economia com gás e a vantagem de poder escolher o restaurante mais próximo

Porto Velho, RO - O programa estadual Prato Fácil, que se consolidou no Estado por ofertar refeições nutritivas às pessoas em situação vulnerável, inscritas no Cadastro Único CadÚnico, ao custo de R$ 2, em restaurantes privados, completa dois anos, no dia 17, com a expansão para 19 estabelecimentos credenciados em Porto Velho. Serão ao todo, 28 unidades na Capital, totalizando 38 com os de Ariquemes (3), Cacoal (2), Guajará-Mirim (3), Ji-Paraná (1) e Vilhena (1).

Desde 17 de maio de 2021, o programa criado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, já serviu mais de 1,5 milhão de refeições das quais 1,087 milhão na Capital, onde os atendimentos começaram, com apenas cinco restaurantes credenciados. O atendimento aos sábados, também está sendo um diferencial, pois até março deste ano acontecia apenas de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.

“Nosso intuito ao criar o Prato Fácil, por meio da Seas, foi justamente oferecer comida nutritiva aos cidadãos com vulnerabilidade alimentar, a um preço simbólico em restaurantes privados, onde eles podem comer ou levar para suas casas. A ampliação deste Programa é a garantia de uma alimentação saudável para mais pessoas”, observou o governador Marcos Rocha.

O atendimento aos sábados, também está sendo um diferencial, das 11h às 15h

“A expansão em Porto Velho foi muito importante para mim, pois moro na zona Sul. Todos os dias eu buscava o marmitex em um local distante, localizado na BR-364, e agora pego perto de casa”, comemorou o comerciário Milton Moreira, enquanto comprava quatro marmitex em um dos oito estabelecimentos credenciados.

“Nosso público-alvo está ligado diretamente aos idosos, bem como para os favorecidos do Benefício de Prestação Continuada – BPC e pessoas com renda per capita de meio salário mínimo.”, ressaltou a secretária Luana Rocha.

Pagando R$ 10, Lozilene Lima adquire diariamente cinco marmitex para ela e os quatro filhos, “Além da comida boa e com preço acessível, também economizamos com o gás, pois só faço almoço aos domingos, e como há muitas opções, procuro o mais próximo”, citou.

Maria Ferreira viu no Prato Fácil a oportunidade de alimentar seus três filhos

A dona de casa, Maria Ferreira viu no Prato Fácil a oportunidade de alimentar bem seus três filhos: um de 14 anos, outro de seis e o mais novo com 2 meses. “Passei momentos difíceis e graças a este Programa consegui alimentar meus filhos”, contou.

A organização no atendimento foi outra característica importante do Programa, salientada pelos beneficiários, em um dos restaurantes credenciados.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia