Documento busca assegurar o melhor cuidado com a saúde da mulher e do bebê até o parto

Porto Velho, RO - Com objetivo de oferecer melhor assistência às gestantes durante o acompanhamento pré-natal na rede de saúde municipal, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), atualizou o ‘Protocolo de Assistência ao Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde’, que reúne evidências científicas e orientações de condutas baseadas nas diretrizes instituídas pelo Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

O protocolo foi desenvolvido através do trabalho conjunto de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada da Semusa, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir). De acordo com Ana Emanuela, subgerente do Núcleo de Saúde da Mulher, o documento é uma extensão do ‘Protocolo Assistencial de Saúde da Mulher’, implantado na saúde municipal em 2010 e atualizado a cada dois anos.



Segundo Ana Emanuela, documento é uma extensão do ‘Protocolo Assistencial de Saúde da Mulher’“Os protocolos assistenciais, de uma forma geral, servem como um norteador da conduta e da prática dos profissionais que prestam a assistência pré-natal, para que ela seja efetiva e garanta o mínimo de intercorrências durante a gestação", afirma.

Entre as principais atualizações do documento, está a vigência do prontuário eletrônico, informações sobre os procedimentos que compõem o atendimento odontológico à gestante, a importância do pré-natal do parceiro e outras orientações que subsidiam as ações dentro da estratégia de saúde da família e da atenção básica do município.

Ana Emanuela ressalta que o protocolo busca assegurar o melhor cuidado com a saúde da mulher e do bebê até o parto.

“Enquanto gestante, o benefício é usufruir de uma assistência que tenha uma melhor qualidade, pois ofertando o que está previsto no protocolo, consequentemente, a saúde da gestante e da criança que está em desenvolvimento será melhor”.

O documento na íntegra está disponível no site da Semusa e pode ser acessado aqui.

PRÉ-NATAL

O acompanhamento pré-natal é um conjunto de ações que visam atender a saúde da mulher e do bebê até o parto, e é oferecido em todas as unidades de saúde de Porto Velho. A assistência assegura o desenvolvimento saudável da gestação e menores riscos no parto para a mãe e para o bebê, além do acompanhamento, diagnóstico e tratamento de doenças pré-existentes ou que podem surgir durante a gravidez.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)