O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

25.5.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1919 – Inexiste projeto de mudar a sede do município de Santo Antônio para Presidente Marques (depois Guajará-Mirim), informou o gabinete do governador Francisco de Aquino (MT)

1941 – Estão à venda na agência do Banco do Brasil (PVh) as ações nominais da Companhia Siderúrgica Nacional.

1949 – O governo do Território informa já estarem funcionando as estações telegráficas das vilas de Limoeiro e Pedras Negras, no Rio Guaporé.

1976 – O jornalista Vinícius Danin confirma a realização do Concurso Miss Rondônia, pela primeira vez no interior, em Vila Rondônia (Ji-Paraná).

1986 – Enquanto o PMDB já tem um nome definido ao governo na eleição de outubro, o do ex-deputado Jerônimo Santana, a Frente Liberal (PDS/PFL) está rachada e pode implodir.

COMEMORA-SE

Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, Dia da Indústria, Dia do Trabalhador Rural, Dia Nacional da Adoção, Dia do Massagista, Dia Internacional da Tireoide, Dia Mundial do Tarot, Dia do Orgulho Nerd

Católicos celebram Santa Maria Magdalena de Pazzi, São Gregório VII, São Beda Venerável.

BRASIL

1900 — Criação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo médico Oswaldo Cruz,  a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.  

1932 – Nasce Joaquim Pedro de Andrade (m. 1988), diretor dos filmes ‘Macunaíma” e “Garrincha, Alegria do povo”. 

1968 – O cirurgião Euryclides de Jesus Zerbini realiza o 1º transplante de coração no Brasil.

 MUNDO

1521 — Em Worms, o Édito de Worms, Martinho Lutero é condenado por “heresia”. 

1962 — Fundada a banda The Rolling Stones (ING), a mais longeva do mundo. 

1977 – Primeira exibição da saga Guerra nas Estrelas. 

2018 — Entra em vigor o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).

FOTO DO DIA

LENDAS SOBRE A EFMM

“Cada dormente é um homem morto em sua construção”, ou “a ferrovia gerou o primeiro empréstimo externo brasileiro”. As duas frases, sobre a construção da Madeira-Mamoré já ouvi, inclusive, em palestras feitas por professores./ Me preocupa é se um aluno responda assim à pergunta feita em prova escolar, por ter sido (des) informado e o professor que questione saiba a verdade.

O professor Abnael Machado de Lima até se irritava ao ouvir a questão das mortes. Lembrava que a estrada de ferro tinha em torno de 360 KM, e cada dormente distava de um para outro 90 centímetros. Logo, se verdadeira a “lenda dos mortos”, dizia ele, seriam mais de 550 mil óbitos.

No livro mais conhecido sobre a EFMM, “A Ferrovia do Diabo”, o autor Manoel Rodrigues Ferreira também contesta, dizendo que para isso teria exigido a chegada diária de 300 novos trabalhadores e que 300 morressem a cada 24 hs. A afirmação de “um dormente/um homem morto”, segundo Rodrigues, está no livro “Amazônia” (foto), do tenente-coronel João da Costa Palmeira, 1942.

OBS: Quanto ao empréstimo externo, o primeiro foi em 1824 e até 1888 foram 15 (https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO_ANEXO:4720)