O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

10.5.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1923 – Ao Congresso Nacional o presidente Artur Bernardes diz ser preciso terminar a medição da ferrovia Madeira-Mamoré e que é preciso ser criado um programa de incentivo à produção da borracha amazônica.

1951 – A imagem peregrina de Nossa Senhora Auxiliadora, que vem percorrendo o Brasil, chegou a Porto Velho onde fica por três dias e depois irá para Rio Branco, Acre. 

1981 – Realizado o primeiro júri na Comarca de Vilhena, sob presidência do juiz Paulo Carneiro.

1981 – A suspensão da ação conjunta das polícias Civil e Militar, em Porto Velho, já disparou a violência urbana, diz a coluna “Opinião em 30 linhas”, do jornal Alto Madeira. 

1991 – Aumentou muito o registro de pessoas com deficiência respiratória em Porto Velho, conforme a pediatra Graça França. Causa: o excesso de fumaça e poeira.

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Cozinheira, Dia do Guia de Turismo , Dia da Cavalaria (EB), Dia Internacional da Atenção à Pessoa com Lúpus, Dia Nacional do Campo, Dia Nacionakl da Memória (CNJ)

Católicos lembram São Jó, São Quarto, São Quinto, São João de Ávila, São Gordiano, Santo Antonino de Florença

BRASIL

1789 — Tiradentes é preso no Rio de Janeiro, acusado de participar da Inconfidência Mineira. 

1808 – D. João VI cria a Casa da Suplicação. 

1946 — Morre o poeta popular Catulo da Paixão Cearense ((n. 1893), músico e escritor. 

MUNDO

1778 – Nasce o físico Augustin-Jean Fresnel (m. 1727), o “pai” da óptica moderna. 

1933 — Na Alemanha, os nazistas realizam grandes queimas de livros em praças públicas. 

1940 – II Guerra Mundial: Winston Churchill é nomeado Primeiro-ministro inglês e a história da guerra começa a mudar.

FOTO DO DIA

MÊS IMPORTANTE PARA RO

O mês de julho tem datas importantes para a história de Rondônia. 

Segundo o historiador Francisco Matias (*), “A 4 de julho de 1907 em terras do município de Humaitá, AM, técnicos norte-americanos da construtora da ferrovia Madeira-Mamoré, lançaram a pedra fundamental da estrada de ferro, em comemoração ao Independence Day e inauguram uma vila que denominaram Porto Velho of the Madeira River” o que “daria origem à cidade de Porto Velho”.

Na mesma data, em 1909, é editado nas oficinas da EFMM, todo em língua inglesa, o primeiro jornal na vila de Porto Velho, o “The Porto Velho Times.

Em 1972, no dia 10 de julho de 1972, em ato solene, e muito triste para os ferroviários, os trens da Madeira-Mamoré apitaram pela última vez, em Porto Velho e Guajará-Mirim, considerando extinta a ferrovia por onde iniciou Rondônia.

Outro fato importante: na mesma data, para fins turísticos, em 1981, o governador Jorge Teixeira (foto) reativa o trecho do trem de Porto Velho a Santo Antônio.

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/francisco-matias/rondonia-e-o-mes-de-julho-parte-i

(Foto Rosinaldo Machado).