O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

1.5.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1921 – Funciona em Porto Velho o Grupo Espírita “Irmã Clarita”, presidido pelo morador Cincinato Elias Ferreira (AM)

1925 – Bula Pontifícia assinada pelo papa Pio XI cria a prelazia de Porto Velho, tendo como primeiro pároco o padre Antonio Carlos Peixoto. 

1947 – Com um caso suspeito de raiva, a prefeitura de Porto Velho avisa: todos os cães encontrados nas ruas serão aprendidos e eliminados.

1976 – Em artigo em jornais de Porto Velho, o historiador Abnael Machado de Lima narra que o delegado Capitão Alípio descobriu e destruiu um “campo de concentração” no Rio Guaporé. 

1990 – Falece o primeiro presidente do Judiciário rondoniense, desembargador Fouad Darwich Zacharias, fundador e primeiro presidente da seccional da OAB.

COMEMORA-SE

Dia do Trabalho e do Trabalhador. Dia da Literatura Brasileira. 

Católicos lembram São José Operário, São Jeremias

BRASIL 

1988 - Primeira mostra de filmes produzidos no país (curta-metragem)  em Petrópolis: “Uma artista trabalhando no trapézio do Politeama”, “Chegada do trem em Petrópolis” e “Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí”. 

1900 — O Barão do Rio Branco, na Comissão de Arbitragem (Suíça), a concessão do território do Amapá, incorporado ao Estado do Pará com o nome de Araguari. 

1943 — O presidente Getúlio Vargas sanciona a Consolidação das Leis do Trabalho.

MUNDO

880 — Inaugurada a Igreja Nova em Constantinopla, servindo de modelo para as igrejas em cruz inscrita ortodoxas. 

1776 — Fundação da sociedade Illuminati, por Adam Weishaupt. 

1956 – Descoberta oficial da “Doença de Minamata” então desconhecida do sistema nervoso central". 

FOTO DO DIA

Em homenagem ao então presidente da República, Afonso Augusto Moreira Pena, o coronel Rondon, durante a implantação da Linha Telegráfica Estratégica (Cuiabá a Porto Velho e Santo Antônio) denominou “Presidente Pena” a sexta estação telegráfica, na margem do Rio Machado que seringueiros e índios denominavam “Ji-Paraná”.

Mas esse nome – Vila Presidente Pena – logo substituído por outro, homenagem a uma tribo local, “Urupá”, depois, e até 1977, chamada Vila Rondônia. Com a passagem à condição de município a localidade teve denominação definitiva, Ji-Paraná.

A cidade, a mais importante do eixo rondoniense da BR-364, é dividida em duas, o 1º distrito, onde estão as sedes da maioria dos órgãos públicos, inclusive a prefeitura, e o 2º distrito, separados pelo Rio Machado.

Citada como “capital da BR”, Ji-Paraná, teve em 2022 mais de 90 mil eleitores e, conforme o IBGE, já ultrapassou os 130 mil habitantes, concentrados na sede e em seus dois distritos, Nova Colina e Nova Londrina. Do ponto de vista econômico Ji-Paraná se baseia na indústria e na atividade agropastoril.

(F. 1984 – a BR em Ji-Paraná preparada para receber asfalto)