Parlamentares e população unidos em busca de um hospital estadual em Ji-Paraná

Porto Velho, RO - A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) tem desempenhado um papel fundamental na mobilização política e social com a realização da audiência pública ocorrida na última sexta-feira (12), destinada à construção de um hospital regional em Ji-Paraná, capaz de atender toda a região central do Estado.

Com um compromisso incansável com a saúde pública, a parlamentar tem buscado unir esforços de diferentes instâncias governamentais e da sociedade civil, visando atender às demandas urgentes da população.

O encontro teve como objetivo primordial buscar soluções viáveis para a construção do hospital, que visa atender uma população de mais de 400 mil habitantes e elevar significativamente a qualidade dos serviços médicos disponibilizados para que os pacientes sejam atendidos na região e não mais em Porto Velho.

A deputada Cláudia de Jesus destacou a importância do engajamento político e social para garantir os recursos necessários à construção do hospital regional. “A presença das bancadas federal e estadual na audiência demonstra união para a causa e ganha forças para que a gente consiga os recursos necessários para esse projeto. Somente assim poderemos transformar essa demanda em uma realidade concreta”, afirmou Cláudia de Jesus.

A presença dos parlamentares, como o deputado Luís do Hospital (MDB), deputada Taíssa Souza (PSC), Laerte Gomes (PSD), Nim Barroso (PSD), Luizinho Goebel (PSC), deputado estadual Affonso Cândido (PL), deputado federal Fernando Máximo (União Brasil), deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil), deputada federal Silvia Cristina (PL), além de representantes do governo estadual, prefeitura, vereadores, conselhos de saúde e sociedade civil, evidenciou a mobilização política e social em torno dessa questão.

No discurso, o deputado federal Fernando Máximo reafirmou seu compromisso com a destinação de emendas parlamentares, a busca por emendas de bancada e a articulação com os ministérios da saúde, Casa Civil e presidência da república. Ele destacou seu papel como médico e defensor da vida, afirmando que o hospital regional de Ji-Paraná é essencial para concretizar esses objetivos.

A deputada federal Silva Cristina discursou sobre sua experiência na área da saúde pública, ressaltando a importância da determinação e da união de esforços para o sucesso da construção do hospital. A parlamentar comparou o atual sonho da deputada Cláudia, referindo-se ao hospital regional de Ji-Paraná, com seu empreendimento anterior em busca do hospital do câncer.

A deputada enfatizou que o hospital regional será um avanço para a saúde de Ji-Paraná e de toda a região central, assegurando que os recursos e apoios necessários serão obtidos para concretizar esse projeto tão necessário para a cidade.

O secretário de saúde de Rondônia, coronel Jefferson Ribeiro Rocha, anunciou seu compromisso inicial de conduzir estudos abrangentes para avaliar as necessidades reais, a demanda e o tipo de hospital necessário para atender à região central. Ele enfatizou que dentro de um prazo de 90 dias terá em mãos um diagnóstico essencial, o que possibilitará avançar no planejamento dos próximos passos da obra.

A deputada ressaltou a importância de se reunir novamente daqui a 90 dias com a comunidade ansiosa por essa obra há bastante tempo. Ela destacou que o estado tem uma dívida com a região central de Rondônia e expressou confiança na boa vontade do secretário e do governo em cumprir o compromisso de estabelecer um hospital regional em Ji-Paraná.

Terreno para hospital

Em um passo significativo em direção à concretização desse objetivo, a prefeitura de Ji-Paraná anunciou seu compromisso em doar uma área para a construção do hospital regional. Essa doação representa um avanço significativo e demonstra a cooperação entre diferentes esferas de governo na busca de soluções para a saúde da população.

O presidente da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, Negão do Isaú, que estava representando o prefeito Isau Raimundo Fonseca, destacou a pertinência do assunto e apontou a necessidade da construção do hospital regional. “Enquanto vereadores somos o parachoque da população, atendendo a população 24 horas por dia para socorrer vidas.

Nossa Upa de Ji-Paraná atendeu de janeiro a maio mais de 50 mil pessoas, o hospital municipal atendeu mais de 30 mil pessoas no mesmo período, o que mostra uma luta constante e injusta, pois a estrutura é muito menor do que a demanda.

Esse Hospital Regional vai ajudar a desafogar essa situação e nós do parlamento estamos à disposição de, assim que tiver encaminhado o assunto, pautamos na Câmara de Vereadores para a aprovação da aquisição do terreno e de todas as necessidades pertinentes ao município”, disse.

A deputada Cláudia de Jesus expressou sua satisfação com o compromisso assumido pela prefeitura, ressaltando a importância desse gesto para o avanço do projeto. Ela enfatizou que a doação da área é um passo fundamental para dar início à construção do hospital regional e afirmou que continuará trabalhando incansavelmente para garantir que o projeto seja concluído com sucesso.

“A audiência pública foi apenas um dos primeiros passos nesse longo caminho, mas sua realização representou um marco importante para a conquista desse objetivo coletivo. Não só eu, mas os deputados que estiveram aqui estão envolvidos e empenhados em dar continuidade aos esforços para que o hospital regional se torne uma realidade, garantindo assim um futuro mais promissor para a saúde da população”, finalizou a deputada Cláudia de Jesus.

Texto: Cristiane Abreu - Assessoria parlamentar
Foto: Francisco Costa - Assessoria parlamentar