Governança Pública foi um dos temas do encontro

Porto Velho, RO - O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, recebeu na tarde de sexta-feira (28) a visita do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, que cumpria agenda em Rondônia. Entre os assuntos abordados, foi citada a implantação da governança no Brasil.

O ministro defende a governança no setor público brasileiro e já lançou duas obras com o tema: “Governança Pública: O Desafio do Brasil”, e “Da Governança à Esperança”. Segundo Nardes, muitos prefeitos e servidores públicos desconhecem os objetivos da governança pública, além das dificuldades técnicas e da falta de padrão.

“Eu gostaria que Porto Velho, através do prefeito Chaves, seja um modelo para todo o Norte do Brasil. E como é a principal cidade de Rondônia, eu vejo aqui com o potencial de conhecimento que tenho, o prefeito atual, ex-procurador, enfim, um homem que conhece toda a política pública, e que ele pode implementar de forma muito competente, porque tem experiência e bagagem.

Então eu espero que possa ser feito isso o mais rápido possível. Me coloquei à disposição para voltar e ele me disse que vai implementar. Já estive no governo do Estado, no Tribunal de Justiça e agora, com o prefeito implantando, a gente passa a ter uma modelagem para todo o Estado de Rondônia e para todo o Norte do Brasil”.

O prefeito se colocou à disposição do ministro para trabalhar na pauta e agradeceu a visita. “O ministro Augusto Nardes é uma referência no Brasil e não só no como o controle via Tribunal de Contas da União, mas também é uma grande referência em governança corporativa e governança.

Normalmente, quando se fala em governança, nós estamos imaginando as empresas, aquelas empresas maiores, mais organizadas, mas já é passada a hora de nós implantarmos a governança corporativa dentro das organizações públicas também”, concluiu Hildon.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)