Workshop vai debater sobre potencial de crescimento em soluções inovadoras em saúde na capital porto-velhense

Porto Velho, RO - O Ecossistema de Inovação da Cidade de Porto Velho e a Universidade Federal de Rondônia promovem no próximo dia 10 um workshop intitulado “Socioempreender na Saúde”, com objetivo de explorar as possibilidades de empreendedorismo no setor da saúde, além de apresentar ferramentas e estratégias para a implementação de projetos empreendedores que gerem impacto positivo na sociedade.

A Agência de Desenvolvimento de Porto Velho apoia esta iniciativa e participa com uma palestra apresentando as oportunidades de negócios na área de biotecnologia e bioeconomia que foram identificadas nos Cadernos Setoriais publicados em novembro de 2022. Para mais informações, está disponível o acesso a toda a coleção dos Cadernos Setoriais no site ad.portovelho.ro.gov.br.

O evento será realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremero), localizado na avenida dos Imigrantes, 3414, em Porto Velho, a partir das 19h do dia 10. A inscrição pode ser realizada aqui, ou no no site da Agência de Desenvolvimento.

DEMANDA

A discussão é oportuna diante da rápida evolução da tecnologia e a crescente demanda por inovações no diagnóstico e tratamento de doenças, esta rápida evolução está transformando o setor de saúde e estão gerando oportunidades promissoras para empreendedores e investidores que buscam capitalizar o crescimento nesse mercado.

Podemos citar exemplos de inovações em saúde que estão disponíveis no mercado, tais como: (I) clínicas oftalmológicas equipadas com aparelhos sofisticados; (II) clínicas de diagnóstico que oferecem técnicas modernas e inovadoras, a telemedicina e os aplicativos de saúde também estão ganhando destaque, melhorando o acesso a cuidados médicos para pacientes em áreas remotas e oferecendo maior conveniência para pessoas em áreas urbanas.

A inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina estão revolucionando a medicina, com aplicações em diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. Investir em empresas que desenvolvem algoritmos e soluções baseadas em IA pode abrir novas oportunidades de negócios no setor de saúde.

Outra área de crescimento são os dispositivos médicos portáteis e wearables, que estão se tornando cada vez mais comuns. Esses dispositivos permitem que pacientes e profissionais de saúde monitorem condições de saúde em tempo real e podem oferecer oportunidades de negócios lucrativas.

BIODIVERSIDADE

Mas é na biodiversidade que reside o maior potencial local de inovação em saúde, pois a região Amazônica é detentora de uma riqueza incalculável de espécies de plantas, animais fungos e microrganismos com grande potencial de aplicação em soluções para a saúde humana.

O mercado de fármacos é um dos maiores mercados mundiais, e com todo este potencial, a região pode se posicionar estrategicamente com produtos exclusivos e de grande impacto econômico.

Conforme publicado pelo “Ecossistema de Inovação Vale do Madeira”, uma iniciativa de vários atores locais em prol da inovação, a cidade de Porto Velho possui uma promissora potencialidade de inovar na área de saúde pois reúne mão de obra especializada com mestrado e doutorado na área, visto seus programas de pós-graduação, além de possuir diversas empresas locais com produtos e serviços com tecnologia de ponta na área de saúde.

Todos esses fatores reúnem as condições ideais para que cada vez mais empreendedores invistam nestas oportunidades de negócios. Por fim, o desenvolvimento de novos fármacos a partir da biodiversidade, a medicina personalizada e as terapias genéticas estão ganhando força como uma forma de tratar doenças de maneira mais específica e eficaz. Investir em empresas de tecnologia na área de saúde é uma oportunidade de negócio promissora no mercado local, além de agregar valor à biodiversidade e promover o desenvolvimento econômico e sustentável da região.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)