Incentivo do Governo Estadual, com distribuição de mudas de café clonal para todo o estado de Rondônia

Porto Velho, RO - Produtores rurais da região de Jaru e entorno, participaram de um Dia de Campo, no sítio, localizada no Km 25 da Linha 608, para conhecer as técnicas voltadas à produção de café clonal. A região tem potencial para este tipo de plantio, que vem recebendo incentivo do Governo, com distribuição de mudas de café clonal para todo o estado de Rondônia.

A ação foi desenvolvida pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia, por meio de seu escritório local, na região central do Estado.

Para o governador Marcos Rocha, as políticas públicas voltadas à produção de café, principalmente com a introdução do café clonal, têm contribuído para que o cafeicultor invista em um café de qualidade, fazendo com que Rondônia ganhe destaque fora do Estado.

“Esta é uma cadeia muito importante para o nosso Estado, por isso estamos investindo na melhoria, qualidade e produtividade do café, e vamos avançar ainda mais com boas práticas, melhoramento genético e tecnologia”, disse.


Palestras técnicas e orientações para manejo da lavoura cafeeira

Os produtores interessados em iniciar ou melhorar a sua lavoura de café, contam com a assistência técnica dos extensionistas da Emater/RO, que levam as políticas públicas de desenvolvimento agropecuário às famílias no campo.

De acordo com o presidente da Emater/RO, Luciano Brandão, todo o trabalho de extensão está sendo executado de forma produtiva. “Nós entregamos mudas de café, cacau e equipamentos agrícolas, e permanecemos ao lado do produtor rural, dando toda a assistência necessária para que sua lavoura produza”, explicou.

Durante as atividades do Dia de Campo sobre café clonal, os produtores rurais puderam conhecer um pouco mais sobre técnicas de incentivo, inovação, produção e qualificação da cultura cafeeira. Dentre os temas abordados pelos extensionistas, destacam-se: qualidade do café, torra e degustação; implantação de lavouras e nutrição; manejo da lavoura e poda; e uso adequado de agrotóxicos.

O evento contou com apoio da Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios e Meio Ambiente. Além dos produtores rurais, também estiveram presentes o secretário executivo Regional da Casa Civil, Cláudio Santos, o vice-prefeito, Jeverson Lima, o secretário Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente, Cleverson Barbosa, e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae, representado pela gerente local, Aniele Caroline Tesser, o secretário executivo David Cortes.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia