Simpósio propõe debate sobre desafios e meios para melhorar educação no país

Porto Velho, RO - A convite do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) para representar o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe), a titular da pasta de Educação Municipal de Porto Velho, Gláucia Negreiros, participou do V Simpósio Nacional de Educação (Sined) em Goiânia (GO) na última quarta-feira (10). O evento reúne gestores da educação de todo o país.

O simpósio é uma realização do Instituto Rui Barbosa, por meio de seu Comitê Técnico de Educação, do TCE-GO, e tem como finalidade reunir autoridades, especialistas e gestores de diferentes regiões brasileiras para um debate sobre os desafios e meios para melhorar a educação no país.

O Sined tem o propósito de estabelecer uma agenda comum entre gestores públicos, atores da educação e do controle público, em atenção às diretrizes, às metas e às estratégias do Plano Nacional de Educação e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

A programação do evento incluiu a realização de reunião do Comitê Técnico de Educação do IRB, oficina de capacitação sobre o financiamento e controle do Fundeb e Fundação Municipal de Educação (FME), apresentação das experiências dos Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepes) e do Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (Iquesc).

A convite do TCE-GO, a secretária Gláucia proferiu palestra na abertura do evento, falando sobre suas experiências como membro atuante do Gaepe em Rondônia e também os desafios enfrentados por uma gestora na educação em âmbito municipal.

No mesmo palco, o ministro da Educação, Camilo Santana, e a senadora da República, Professora Dorinha, também palestraram durante a abertura da conferência. Na oportunidade, foram abertos os espaços para debates acerca da carreira do magistério e o professor como solução da qualidade educacional, a inteligência artificial na educação pública e os arranjos administrativos para a educação infantil. Destaque, ainda, para a educação na primeira infância e os desafios para a equidade na educação.

“Foi uma experiência positiva para a administração municipal, em especial a educação infantil e fundamental aplicada no município, pois lá foram abordados temas que nos posicionaram de forma transparente e qualitativa com os resultados que nós estamos alcançando após esse período recente de pandemia.

O simpósio é um evento muito relevante para a exposição de resultados. Estou muito grata e honrada pelo convite do TCE, que é o órgão de maior importância no Brasil, quando se fala em gestão de recursos públicos, se nós fomos convidadas a fazer representatividade, tanto do Gaepe quanto da Semed, é porque estamos no caminho certo”, comentou a secretária Gláucia.

A programação da conferência segue até o dia 12. Além de membros e servidores do Sistema Tribunal de Contas, o V Sined é destinado a agentes políticos, imprensa, secretários da educação, gestores escolares, professores, conselheiros de educação e sociedade em geral.

GAEPE

O Gaepe-RO é um organismo multi-institucional, sob a coordenação do Instituto Articule e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), que tem a participação de órgãos de controle e do sistema de justiça, como o Tribunal de Contas (TCE-RO), os Ministérios Públicos de Contas (MPC-RO) e do Estado (MP-RO), o Tribunal de Justiça (TJ-RO) e a Defensoria Pública (DPE-RO), em constante diálogo com representantes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Estadual da Educação (CEE) e da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)