#WorldWhiskyDay: Gianpaolo Morselli, brand ambassador da The Macallan no Brasil, elenca seis dicas para apreciar a bebida

Porto Velho, RO - Celebrado sempre no terceiro sábado do mês de maio, hoje é o Dia Internacional do Whisky, bebida que tem uma longa e respeitável história como um dos destilados mais prestigiados do mundo. O nome Whisk(e) vem do gaélico, Uisce na Beatha, que significa “A Água da Vida”.

Não demorou muito para que o termo fosse encurtado para Uisce (simplesmente “Água”) e, então, a pronúncia mudou lentamente de Ish-Key para Whiskey. E assim permanece desde então.

Na Escócia, os single malt são tradicionalmente motivo de orgulho, já que a complexidade em seu artesanato atinge um grau quase mágico. Não à toa, dentro das fronteiras escocesas, o destilado é conhecido como spirit.

Em cada gota, a riqueza cultural é refletida através de cor, aroma e sabor únicos, provenientes de seis regiões da Escócia: Highland, Island, Islay, Lowland, Campbeltown e, especialmente, Speyside.

Hoje, o whisky escocês ganhou reconhecimento entre os consumidores de todo o mundo, incluindo a América Latina.

“Países como Brasil, Colômbia e México experimentam um interesse crescente pelo whisky escocês, com consumidores que buscam expressões envelhecidas, artesanais e de alta qualidade. Na verdade, o whisky escocês single malt está se tornando mais atraente para o mercado, pois os consumidores querem experimentar perfis de sabor únicos das várias tradicionais destilarias da Escócia”, compartilha Gianpaolo Morselli, brand ambassador da The Macallan no Brasil.

Ao contrário do que acontece com outras bebidas, o whisky não amadurece em garrafa, ou seja, se você comprar um whisky de 12 anos e deixá-lo guardado por anos, ele ainda será um whisky de 12 anos.

Se a garrafa for mantida longe da luz solar, ele se manterá, mesmo depois de aberta. Por isso, é uma bebida que pode e deve ser apreciada aos poucos. Gianpaolo compartilha a seguir dicas essenciais a fim de aprimorar a experiência sensorial de degustação de whiskys premium.


Gianpaolo Morselli, brand ambassador da The Macallan no Brasil / Divulgação

6 dicas para aprimorar a experiência sensorial de degustação de whiskys premium:

1- Aprecie os aromas do whisky

Antes de tomar um gole, reserve tempo para sentir o aroma da bebida. Agite-o suavemente no copo e aproxime-o lentamente do nariz para inalar as notas. Esse processo permitirá que você aprecie plenamente os sabores e aromas complexos pelos quais os single malt são tão aclamados, além de ajudar a preparar seu paladar para os sabores que virão.

2- Sem pressa

Beber whisky é uma experiência sensorial que deve ser apreciada com calma. Os whiskys single malt são feitos para serem apreciados lentamente. Reserve tempo para apreciar o aroma, a cor e o sabor.

Tome pequenos goles e deixe o single malt impregnar em sua língua, a fim de identificar os diferentes sabores presentes na expressão. Isso permitirá total apreciação das nuances, complexidades e envelhecimento em carvalho temperado com jerez. Lembre-se que um single malt é feito para ser saboreado.

3- Considere a temperatura

A temperatura em que você bebe o whisky também pode influenciar a experiência. Especialistas recomendam beber o destilado à temperatura ambiente ou um pouco abaixo dela, mas se preferir frio, considere usar uma pedra de whisky ou um grande cubo de gelo que não derreta rapidamente.

Se o destilado estiver muito frio, pode mascarar os sabores e aromas. Já se estiver muito quente, pode aumentar o calor do álcool. Outra ótima dica é não diluir demais o whisky, adicionando muita água.

4- Utilize o copo adequado


Copo em forma de tulipa com abertura estreita é o ideal para sentir melhor o aroma da bebida / Divulgação

O aconselhável é escolher um copo em forma de tulipa com abertura estreita, pois permite que o aroma se desenvolva e se concentre na parte superior, melhorando a experiência de degustação. Evite utilizar copos de armação grossa ou tumblers que não permitam apreciar a complexidade do aroma.

5- Escolha a expressão ideal

Reserve um tempo para pesquisar e escolher uma expressão que se adapta às suas preferências. Por exemplo, se você gosta de whiskys envelhecidos em barris de jerez.

6- Harmonização

Harmonizar o whisky com alimentos específicos pode criar uma experiência de degustação diferenciada e acrescentar sabores diferentes ao consumo. No entanto, algumas gotas de água adicionadas a um excelente single malt são mais do que suficientes para um ritual de degustação completo.

Não precisamos de mais nada, mas se houver um desejo de harmonizar seu whisky, é possível combiná-lo com chocolate, queijo, carnes defumadas, marisco ou salmão. Os sabores destes alimentos complementam perfeitamente as notas complexas de um whisky single malt.

Fonte: CNN Brasil