Evento comemorativo homenageou os trabalhadores que desbravaram a Amazônia para construir e trabalhar na ferrovia

Porto Velho, RO - A homenagem Tributo a Memória, dos 1.552 cidadãos ferroviários que deram suas vidas na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, despertou emoções e lembranças durante evento realizado em Porto Velho, no último domingo 30 de abril, em comemoração ao Dia do Ferroviário.

A celebração foi organizada pela Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e pela Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Asfemm).

Conforme o superintendente da Sejucel, Lourival Júnior de Araújo Lopes, o momento foi memorável para lembrar a saga dos ferroviários que acreditaram no projeto e aqui constituíram suas famílias e raízes. "Foi muito bom rever pessoas e sentir a vibração emocional desses que sempre manterão viva a memória da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré," destacou.

O presidente da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Asfemm), George Telles, ressaltou a importância da homenagem para manter viva a história e para fazer justiça aos ferroviários e descendentes que construíram esse lugar e ainda vivem aqui. "A justa homenagem demonstrou afeição da Sejucel com esses desbravadores da Amazônia e honrou também os familiares", enfatizou.

Dia do Ferroviário

A data, 30 de abril, é reservada para homenagear todos os que trabalharam e trabalham em estradas de ferro, sendo a data escolhida, a que marca, em 1854, a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, essa foi primeira linha de ferro brasileira. Essa estrada ferroviária, que tinha aproximadamente 14 km, iniciava no Rio de Janeiro e terminava em direção à Petrópolis.

Rondônia

Em Rondônia, os historiadores consideram a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, como sendo o cordão umbilical do ser rondoniense, cuja construção envolveu trabalhadores de diferentes nacionalidades que deram suas vidas em uma obra épica.

Tamanha a importância desta ferrovia que se encontra tombada como patrimônio histórico cultural no artigo 264 da Constituição Estadual de 1989 e foi criada a Lei nº 341, de 04/12/1991 que "Dispõe sobre a proteção e conservação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Fonte: Portal SGC