Ele destacou a importância de investir nos agricultores

Porto Velho, RO - Na reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, realizada na terça-feira (16), o deputado estadual Pedro Fernandes, presidente da Comissão, preocupado com as dificuldades ambientais enfrentadas pelos pequenos produtores rurais, destacou a importância de investir nestes agricultores, criar novas regras para protegê-los e para ter segurança ao desenvolver suas atividades, como uma solução efetiva para os desafios enfrentados pelo estado neste setor.

Fernandes, em suas palavras, expressou: "Hoje se a gente fizer um levantamento, setenta por cento dos problemas ambientais que temos estão no pequeno produtor. Setenta por cento das pessoas. A gente não tá falando em volume de áreas. Em volume de áreas são trinta por cento.

Então se pega esse setenta por cento dos pequenos e resolve essa situação". destaca lamentando que os que mais estão sofrendo, inclusive com os embargos ambientais recentemente anunciados, são os pequenos produtores rurais e propôs um investimento direto nas pessoas que vivem e trabalham na região Amazônica.

O deputado defendeu com veemência que "Nós temos que pegar esse recurso que tá vindo pro meio ambiente, investir realmente nos produtores rurais que moram na região amazônica", argumentando que as medidas atuais de fiscalização e multas não estão funcionando para frear o desmatamento e que investir diretamente nos produtores rurais poderia oferecer uma solução mais eficaz.

A força do Parlamento Amazônico, composto por 91 deputados federais e 27 senadores, foi destacada por Fernandes como uma importante ferramenta para equilibrar as decisões na área ambiental. Ele também destacou o papel do Brasil no cenário global do agronegócio, sugerindo que a abertura para a produção brasileira poderia gerar uma concorrência forte no mercado internacional.

O deputado estadual dr. Luiz do Hospital (MDB), também presente na reunião, apoiou o discurso de Fernandes, reforçando a importância da união dos parlamentares da região amazônica e da colaboração com os governadores. "Você imagina a gente chegar lá em Brasília com duzentos parlamentares numa reunião com o Ibama.

Na reunião com o meio ambiente pesa muito. Nós mostrarmos qual é a importância da região amazônica dentro do cenário nacional do agronegócio. Nós temos força também", complementa parabenizando Fernandes pelo trabalho na comissão e enfatizou a necessidade de mecanismos para impulsionar o agronegócio.

Governador em Washington

O deputado Pedro Fernandes também aproveitou o momento para parabenizar o governador Marcos Rocha por sua ida a Washington (Estados Unidos) para participar do encontro dos Estados Subnacionais Membros da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF). “A questão ambiental está em primeiro lugar em todas as pautas. A gente nota e ele foi bem sucinto e teve uma fala muito positiva que a gente tem que resolver a questão do meio ambiente. Nós temos que investir nas pessoas”, destaca.

Requerimento à Sedam

Durante esta reunião da Comissão de Meio Ambiente, também foi aprovado um requerimento do deputado Cássio Góis (PSD), solicitando informações a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de como estão os contratos com as empresas terceirizadas, que estão responsáveis pela regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O objetivo é buscar saber o valor, como foi confeccionado o edital, a forma de trabalho prevista e o plano de trabalho das referidas empresas.

Texto e foto: Ivan Lara / Assessoria parlamentar