Conscientizar sobre todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes é um dos principais objetivos da ação

Porto Velho, RO - Lembrado no dia 18 de maio, a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é uma iniciativa com uma série de ações a nível nacional. O objetivo é mobilizar e conscientizar toda sociedade para garantir que a população infantojuvenil tenha uma vida plena, sem qualquer tipo de violência.

Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Medeiros, promoveu, na última terça-feira (16), palestras alusivas ao dia da campanha, com o lema Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, na Escola Municipal Pequeno Mestre.



Para o sargento é de suma importância fortalecer o vínculo entre a segurança, saúde e educaçãoA atividade é mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca orientar profissionais da rede de educação, estudantes e, principalmente, familiares a identificarem situações de violência a fim de saber como e onde procurar ajuda.

O evento contou com a participação dos palestrantes: Clebson Botelho, sargento da Polícia Militar e da psicóloga da Semusa, Inaê Eani Wanderley Oliveira. Entre os temas abordados estão, a violência física e psicológica contra crianças e adolescentes e como detectar os sinais de abuso.

Além disso, a Lei Maria da Penha e feminicídio também foram assuntos tratados durante a ação. Aproximadamente 100 pais assistiram as palestras, além dos profissionais da saúde e educação da rede municipal.

Segundo Raimunda Franklin, gerente da USF Renato Medeiros, o objetivo é conscientizar e alertar tanto o ambiente familiar como o escolar, para que sejam identificados os casos com mais precisão.



Cerca de 100 pais assistiram as palestras“Nosso foco é chamar a atenção para os mínimos detalhes transmitidos que, por vezes, passam batidos. Por isso, queremos incentivar os pais e toda comunidade a ouvirem mais esse público infantojuvenil e passar a mensagem de que podem contar conosco. A melhor forma de prevenir é entender os sinais e trabalhar de forma preventiva. Juntos podemos resolver e garantir a saúde e bem-estar de nossas crianças e adolescentes”, afirma a gerente.

Para o sargento e representante da equipe Patrulha Escolar, Clebson Botelho, é de suma importância fortalecer este vínculo entre a segurança, saúde e educação como forma de assegurar e amparar as vítimas de qualquer tipo de violência.

“Essa parceria sem dúvidas veio para somar. É um poder em conjunto onde a gente consegue tratar e resolver a tempo. Por isso, nosso maior objetivo é conscientizar, uma vez que a prevenção salva vidas", relata o sargento.

Rosemeire de Souza, mãe do pequeno Enzo de 5 anos, fala sobre sua experiência em participar de atividades como esta.

"Como mãe, acho a atitude muito válida. As pessoas muitas vezes acham que aquele comportamento diferente da criança pode ser algo normal e na maioria dos casos não é. Onde o mundo está cada vez mais maldoso, todo e qualquer tipo de conscientização é bem-vinda. Assim eu consigo prevenir e cuidar melhor do meu filho”, enfatiza Rosemeire.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)