Deputados negociam pagamento em dinheiro do auxílio alimentação para os servidores

Porto Velho, RO - A Comissão de Transportes e Obras Públicas definiu na terça-feira (2) a realização de uma reunião com o secretário-chefe da Casa Civil do governo de Rondônia, José Gonçalves da Silva Júnior. O objetivo é agilizar o pagamento, diretamente no contracheque, do auxílio-alimentação para os funcionários do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).

O presidente do sindicato da categoria, Ramon Sampaio, e o diretor de comunicação da entidade, Celiandro Ribeiro, foram ouvidos na comissão.

Ramon e Celiandro falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores que são obrigados a longos deslocamentos e recebem a comida de empresas terceirizadas. Segundo eles, nem sempre de boa qualidade. O presidente da comissão, Cássio Gois (PSD), lembrou que esse pessoal geralmente atua longe de suas bases, às vezes até 100 quilômetros de distância e já deveriam ter direito a uma alimentação de qualidade.

Cássio observou também que o pagamento do auxílio-alimentação, em forma de pecúnia, deve ser lançado diretamente no contracheque. "Ou seja, que o dinheiro relativo aos gastos realizados hoje por empresas terceirizadas, seja direcionado para a conta do trabalhador sem intermediários. Isso não trará mais ônus para o cofre estadual. Não vai gerar impacto financeiro nas contas públicas," reforçou.

A deputada Dra Taíssa (PSC), que participou como convidada da comissão, disse estar perplexa com a situação. Ela destacou que o impasse perdura há quatro anos e o próprio sindicato acena para uma paralisação caso a reivindicação não seja atendida. Taíssa lembrou ainda que boas estradas são fundamentais para o bom desempenho do agronegócio, base de sustentação da economia local.

"É preciso tratar esses profissionais com a devida importância e o respeito que eles merecem. A boa alimentação é fundamental em qualquer atividade humana e cada um tem as suas próprias restrições alimentares," assinalou.

Também atuando como convidado, o deputado Delegado Camargo (Republicanos) pediu desculpas pelo descaso para com os servidores. "Como deputado, me sinto envergonhado em constatar um episódio dessa natureza," disse, ao exibir um vídeo no qual marmitas são entregues aos trabalhadores no campo de serviço. "Todos os dias eles recebem a mesma comida.

O presidente do sindicato vem pedindo socorro há vários anos e sem ser ouvido. Temos que dar um basta nisso, cada um tem o direito de comer o que melhor lhe convier," acrescentou.

Os sindicalistas também pediram apoio aos deputados para a aprovação do Plano de Cargos e Salários do DER. O deputado Ismael Crispin (PSB) explicou que é uma pauta que precisa começar a ser discutida com maturidade, chamando todas as partes envolvidas para realizar um projeto que traga benefícios definitivos.

"Temos que começar esse trabalho sem atropelos. Agora, o mais urgente, é fazer esse diálogo com a Casa Civil para efetivar o pagamento das refeições em espécie. Mas podem contar conosco para todos os pleitos," disse.


Texto: Antônio Pessoa I Secom ALE/RO
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO