O Sintero ressalta que o Plano de Valorização da categoria é amplo e deve ter continuidade nas discussões para que as demais demandas da categoria sejam atendidas

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) aprovou nesta terça-feira (16/05), o Projeto de Lei que reajusta em 14,95% o vencimento dos técnicos e técnicas educacionais. O texto foi aprovado com 20 votos favoráveis e nenhum contrário.

Esse foi mais um capítulo da luta do Sintero em favor dos servidores/as da Educação de Rondônia. Nas últimas semanas, o sindicato esteve em um intenso trabalho para que tanto a atualização do Piso do Magistério quanto o reajuste dos/as técnicos/as educacionais fossem pagos no mês de maio. Após muitas reuniões de articulação, o Sintero assegurou valorização salarial para todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação.

No caso dos técnicos e técnicas educacionais, a luta para que o mesmo percentual aplicado ao Piso do Magistério de 14,95% fosse estendido a esses profissionais, foi iniciada ainda em 2022.

Em sua argumentação, o Sintero defendeu a igualdade dos percentuais baseado na relevância que esses profissionais têm no processo educacional e na inclusão deles na subvinculação do percentual de 70% dos recursos do Novo Fundeb, pela Lei nº 14.276/2021, destinado ao pagamento dos profissionais da Educação.

O Sintero ressalta que o Plano de Valorização da categoria é amplo e deve ter continuidade nas discussões para que as demais demandas da categoria sejam atendidas, como é o caso do aumento do valor da Gratificação de Unidade Escolar a este servidores.

“Neste dia Mundial dos Funcionários e Funcionárias de Escola, garantimos uma importante conquista a nossa categoria. Sabemos que, muitas vezes, esses profissionais são invisibilizados, desvalorizados quanto aos seus vencimentos salariais, mas o Sintero nunca deixou de atuar em favor deles, por considerá-los essenciais para o processo educacional. Parabéns a todos e todas!”, disse Lionilda Simão.

VEJA A TABELA SALARIAL DOS/AS TÉCNICOS/AS

https://sintero.org.br/downloads/lei-estadual-dispoe-sobre-a-concessao-de-reajuste.pdf

VEJA A TABELA SALARIAL DOS/AS PROFESSORES/AS

https://sintero.org.br/downloads/tabela-salarial-dos-profissionais-do-magisterio-2023-1.pdf

Fonte: Sintero