Agentes educadores estarão durante todo o mês intensificando as atividades para um trânsito mais seguro

Porto Velho, RO - Porto Velho dará início à campanha Maio Amarelo 2023 com uma solenidade na próxima sexta-feira (5) na Escola Municipal São Pedro, no bairro Pedrinhas. O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção para o alto índice de feridos no trânsito em todo o mundo.

O evento em Porto Velho é uma parceria da Secretaria Municipal de Trânsito Mobilidade e Transportes (Semtran) com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Os ensinamentos de proteção e segurança devem começar desde cedo ao aliar a teoria e a prática, orientando sobre um comportamento correto referente à segurança nas vias públicas. A educação no trânsito é uma construção de valores, de mais consciência, auxilia e prepara a criança para conviver com as regras de trânsito e, principalmente, aprender a respeitar o próximo na proteção à vida”, destacou o prefeito Hildon Chaves.

A secretária da Semed, Gláucia Negreiros, ressaltou a importância do projeto para o trabalho pedagógico que é desenvolvido de forma transversal pela rede municipal de ensino. “O que está por trás deste momento é o compromisso do município, do prefeito Hildon Chaves, em mudar a realidade do trânsito da Capital que, de fato, tem que começar com a educação das crianças, porque elas são as principais influenciadoras dos seus pais.

Elas insistem para que as pessoas usem cintos, para que atravessem na faixa e para ter bons hábitos no trânsito, a educação infantil compõe a base para alunos na segurança viária, pois, inúmeras vezes é comum as crianças cobrarem dos adultos uma conduta positiva no trânsito”, observou.

O secretário da (Semtran), Anderson Pereira, reforça a importância da participação dos alunos e de todo público nestas ações. “Temos uma expectativa muito positiva de que por meio de ações preventivas de educação para o trânsito possamos educar mais motoristas e também os pedestres, por isso é importante o engajamento de toda população no Maio Amarelo.

O objetivo é de levar a educação no trânsito para as crianças, que são os condutores de amanhã, de modo que elas possam atuar de forma mais consciente, responsável e garantir mais segurança no trânsito para todos”.

De forma lúdica, os agentes de trânsito ministrarão palestras sobre o comportamento seguro no trânsito, com enfoque nos discentes. Haverá ainda, encenação na faixa de pedestres, com a participação dos alunos e a atuação do agente em campo. E ainda, concursos de desenhos, dinâmicas com jogos pedagógicos com mascote da Semtran, premiações e diversos sorteios.

Os agentes educadores da Semtran estarão durante 30 dias do mês intensificando as atividades sobre a campanha Maio Amarelo para um trânsito mais seguro entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A campanha Maio Amarelo é uma excelente maneira de promover uma ação coordenada entre todos os setores participantes com a intenção de evidenciar tanto quanto possível o tema segurança no trânsito, por meio da mobilização da sociedade e de instituições do município.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)