Na quinta-feira (20), o secretário-geral Jens Stoltenberg esteve na capital da Ucrânia, Kiev, onde se reuniu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky

Porto Velho, RO - O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, reafirmou nesta sexta-feira (21) que a Ucrânia se juntará à aliança militar, acrescentando que todos os aliados da Otan concordaram que o país deveria ser um membro.

“Todos os aliados da Otan concordaram que a Ucrânia se tornará um membro da Otan, mas o foco principal agora é como garantir que a Ucrânia prevaleça”, disse Stoltenberg a repórteres na Base Aérea de Ramstein, sem dar uma data definitiva de quando isso aconteceria.

“Quando a guerra terminar, precisamos garantir que a história não se repita, que a Rússia não seja capaz de continuar atacando e guerreando novamente contra a Ucrânia e de continuar minando a segurança europeia”, acrescentou.

Na quinta-feira (20), o secretário-geral esteve na capital da Ucrânia, Kiev, onde se reuniu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Ele disse que os dois discutiram o forte apoio da Otan à Ucrânia e que Zelensky aceitou seu convite para participar da cúpula da Otan na Lituânia em julho.

Mais suprimentos necessários para a Ucrânia: Stoltenberg, que falava antes de uma reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia na sexta-feira, disse que espera que os aliados e parceiros da Otan anunciem apoio adicional à Ucrânia, enfatizando a necessidade não apenas de “novas plataformas”, mas também de sustentar as plataformas atuais.

“Precisamos de munição, precisamos de peças sobressalentes, precisamos de combustível, precisamos de manutenção, precisamos de reparos, precisamos de toda a sustentação para garantir que todos os sistemas que estão lá estejam dando o efeito que deveriam”, disse Stoltenberg.

Fonte: CNN Brasil