Coalizão governista, a Frente de Todos, ainda não definiu seus pré-candidatos presidenciais, e agora, após o anúncio do atual presidente, a grande dúvida é se Cristina Kirchner será candidata

Porto Velho, RO - O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou, nesta sexta-feira (21), que não tentará se reeleger nas eleições gerais que o país sul-americano realizará em outubro deste ano.

O kirchnerista comunicou sua decisão por meio de um vídeo de quase oito minutos publicado em suas redes sociais, no qual, além disso, relembrou aqueles que foram seus quatro anos de governo.



“Desde que comecei minha militância política nos anos 70, nunca coloquei a ambição pessoal à frente da necessidade do coletivo. Como militante peronista sempre soube que a Pátria vem primeiro, depois o movimento e por último os homens. Por isso,vou cumprir essa escala de prioridades”, diz Fernández no vídeo.

Da mesma forma, disse que “os PASO [sigla referente às eleições primárias na Argentina] são o veículo para a sociedade selecionar os melhores homens e mulheres de nossa frente que melhor nos representem nas próximas eleições gerais. Como presidente do Partido Justicialista, vou garantir que todos aqueles que se sentem treinados para enfrentar este desafio possam fazê-lo”.

“Precisamos gerar um novo ciclo virtuoso no qual outros sejam empoderados para reconquistar os corações daqueles que continuam nos vendo como o espaço que garante que a direita não volte para nos trazer seu pesadelo e sua escuridão”, continuou o presidente.

Fernández, que assumiu a presidência da Argentina em 10 de dezembro de 2019, já havia sido chefe de gabinete do país entre 2003 e 2008, durante o governo de Néstor Kirchner e vice de Cristina Kirchner, atual vice-presidente da Argentina.

A coalizão governista, a Frente de Todos, ainda não definiu seus pré-candidatos presidenciais, e agora, após o anúncio de Alberto Fernández de que não concorrerá, a grande dúvida é se Cristina Kirchner será candidata.

Embora a ex-presidente tenha dito publicamente que não, há setores de sua força que buscam convencê-la a rever essa decisão.

As eleições presidenciais na Argentina serão realizadas em 22 de outubro, enquanto 13 de agosto é a data marcada para as primárias abertas, simultâneas e obrigatórias (PASO).

Se necessário, o segundo turno eleitoral será realizado no dia 19 de novembro.

Fonte: CNN Brasil